0 Shares 149 Views

Fruet, e a redução da tarifa do ônibus?, pergunta Joice‏

4 de junho de 2013
149 Views

0406fruetonibus

A semana começou com expectativa de todo cidadão de ter uma boa notícia envolvendo o transporte coletivo. Afinal, a Medida Provisória que zera o PIS/Cofins foi publicada, ou seja, agora é lei. E vamos às perguntas.

1- Qual é o porcentual de redução na tarifa de ônibus com a desoneração de tributos no Paraná?

2- Quanto a menos o cidadão vai pagar?

E em Curitiba e Região Metropolitana a curiosidade é ainda maior, até porque houve um longo embate entre Prefeitura e Governo do Estado por causa do tal subsídio do transporte. O governador acabou cedendo e repassou uma fatia gorda de dinheiro para manter a integração. Então vamos lá.

3- O reajuste já foi aplicado, o subsídio concedido e depois disso veio o PIS/Cofins zero, tributos que significam em média 3,65% da conta final e então quanto vai baixar? Vamos lá.

A resposta para todas as perguntas acima é: nada, nadinha, nem um único centavo.

É isso aí. A presidente Dilma determinou a redução do tributo para aliviar o bolso de quem anda de ônibus e ao mesmo tempo segurar a inflação, mas aqui nessas bandas a conta é outra. Os técnicos que estudam a matemática da planilha de custos me garantiram que a tarifa técnica, que é o custo real do sistema, vai baixar, mas como há um déficit entre a tal tarifa técnica e a paga pelos usuários de até 15 centavos, quem anda de ônibus não vai sentir nada no bolso, nem cócegas, e vai continuar pagando R$ 2,85. Coisas da matemática da nossa política.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.