Arquivos

Categorias

Fozprev institui o Censo Cadastral e Prova de Vida 2023

Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (16) a Portaria nº 8373 que institui o Censo Cadastral e a Prova de Vida 2023 dos aposentados e pensionistas da Fozprev. Os principais objetivos do recadastramento são a atualização da base cadastral para fins atuarias e a prova de vida dos beneficiários.

O Censo Cadastral 2023 terá início em primeiro de junho e durará até o último dia de agosto. O recadastramento é obrigatório a todos cujo benefício previdenciário teve início antes de 1º de abril de 2023. A relação de aposentados e pensionistas que precisam se recadastrar será divulgada no site da Fozprev.

Os beneficiários poderão se recadastrar preferencialmente on-line por meio do Portal do Beneficiário no site da Fozprev (o mesmo que é usado para consultar o holerite). Um manual com o passo a passo do recadastramento on-line será divulgado em breve.

Aposentados e pensionistas também poderão fazer o recadastramento na sede da Fozprev durante o horário de expediente atual, de segunda a sexta, das 07h30 às 13h30. Para isso, eles devem comparecer munidos de um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço atualizado (máximo de 60 dias). Os aposentados ainda precisam levar os documentos dos seus dependentes previdenciários.

Nesta campanha serão recadastrados mais de 3 mil benefícios, e os períodos de convocação se darão de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. Para aqueles que possuem mais de um benefício, basta fazer o recadastramento no mais antigo que automaticamente será feito nos demais. E para os aposentados que também recebem pensão pela Fozprev, a sugestão é que opte pelo vínculo de aposentadoria, pois nele será pedida a atualização dos dependentes previdenciários.

O Censo Cadastral é realizado a cada 2 anos com os aposentados e pensionistas para atender aos requisitos do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos RPPS – Pró-Gestão RPPS, no qual a Fozprev é certificada no Nível II. Já a prova de vida dos pensionistas continua sendo feita anualmente.

Fonte: PMFI