Escrito por 14:08 Chico Brasileiro, Destaques, Meio Ambiente

Foz do Iguaçu vai criar parque e recuperar rios e matas

Compartilhe

No debate do Observatório de Justiça & Conservação na segunda-feira 9, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) reforçou o compromisso do Município com as ações na defesa e conservação do meio ambiente em Foz do Iguaçu e região. “Temos o compromisso com as riquezas naturais do oeste do Paraná. Sabemos que a nossa região é muito importante para todo Brasil e por isso defendemos veementemente a conservação do patrimônio natural, do meio ambiente num todo”, disse.

“Temos o Parque Nacional do Iguaçu, um patrimônio da humanidade. Estamos seguindo esse exemplo, preservando as nossas matas e áreas verdes, recuperando os nossos rios, implantando os parques lineares. Recriamos a Secretaria do Meio Ambiente e a política ambiental que estava acéfala até de servidores”, completou.

Chico Brasileiro disse que uma das metas a ser alcançada nos próximos anos é fortalecer ainda mais educação ambiental. “O processo de educação ambiental tem que ser permanente, tem que ser continuado para que possamos criar uma cultura de aprendizado, de envolvimento das pessoas, das nossas crianças, jovens, da nossa comunidade com as questões ambientais”.

Coleta seletiva – Foz do Iguaçu adotou as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU com a finalidade de ofertar preservação do meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade.
O prefeito afirma que está trabalhando para que a coleta seletiva seja aprimorada e cada vez mais consolidada. “A coleta seletiva é irreversível. Estamos trabalhando para que que funcione cada vez melhor, gerando emprego e cuidando do descarte correto dos resíduos recicláveis, o que é imprescindível para preservação dos nossos rios e matas”. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, adianta Chico Brasileiro, adotou como matriz um plano municipal de arborização e o plano municipal de defesa da Mata Atlântica. “O parque nacional tem uma biodiversidade extraordinária, vamos defender sua riqueza enquanto um parque da população, da humanidade. Eu estarei junto as todas as organizações da sociedade civil, empenhado em defender a Mata Atlântica e empenhado em defender o nosso parque nacional”.

Rios e nascentes – Já o Programa Reinventando Foz, é uma proposta de reestruturação da biodiversidade por meio da recuperação dos rios Boicy, Arroio Monjolo e Arroio Ouro Verde, incluindo a implantação de corredores verdes ecológicos, técnicas de remediação de enchentes, mobilidade sustentável, fortalecimento de atividades sociais e de segurança pública. 

“Esse programa foi criado com o foco no cuidado dos nossos rios. Temos rios importantíssimos na área urbana de Foz do Iguaçu, que cortam grande parte de nossos bairros. Queremos despertar em todo a população a importância de zelar por nossas nascentes e fazer com que os rios voltem a ser sinônimo de vida saudável”, afirma Chico Brasileiro.

Close