Arquivos

Categorias

Equipamentos do Projeto Onças do Iguaçu são furtados e pesquisadores fazem rifa para recuperar o dano

Pesquisadores que fazem o monitoramento das onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu, estão vendendo uma rifa para comprar equipamentos para o trabalho.

Estão espalhadas pelo Parque Nacional, 80 armadilhas fotográficas, os equipamentos ajudam a monitorar as condições dos felinos e fazer o senso dos animais. Atualmente, existem 28 onças identificadas. Em 2009 quando começou o levantamento eram 11.

O monitoramento é feito pela equipe Onças do Iguaçu que se viu diante de uma situação inusitada. De janeiro até agora foram furtados 6 equipamentos e 4 deixaram de funcionar por desgaste do tempo. Cada câmera custa 2 mil reais.

A gente acredita que podem ser caçadores que estão andando no mato veem a armadilha, por medo de terem sido filmados, levam embora. Isso é um super prejuízo, tanto na perda do equipamento, que é caro, quanto perder os dados que estão no cartão, disse Yara Barros, Coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu.

O projeto realizou uma campanha e com a venda de rifas, os biólogos esperam comprar pelo menos duas armadilhas, o sorteado levou para casa uma imagem com a onça-pintada Índia, a onça é monitora pelo projeto e já foi vista em várias imagens, e em uma delas apareceu prenha.

O projeto faz parte do Instituto Chico Mendes de biodiversidade, e é mantido com recursos de patrocinadores. Ao fazer o sorteio, os pesquisadores querem despertar o interesse na sociedade em preservação uma espécie que está em extinção.

FINALIZADA] Rifa para arrecedar recursos para o Projeto Onças do Iguaçu |  Rifa Online é no site Rifeme
Imagem da onça índia, realizado pela artista plástica Rosana Venturini, intitulado “O olhar da India”. Rosana doou essa trabalho incrível para a rifa, e todo o recurso arrecadado será usado para a compra de armadilhas fotográficas.