por 16:37 Destaques, Foz do Iguaçu, Saúde

Enfermeira vai receber a primeira vacina contra à covid em Foz do Iguaçu

A secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, confirmou nesta terça-feira, 19, que uma enfermeira, do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, vai receber a primeira dose da vacina contra à covid em Foz do Iguaçu.

A vacinação começa às 7h30 desta quarta-feira, 20, no hospital municipal. “Esta enfermeira esteve desde o início da pandemia na linha de frente da covid. Em seguida, daremos início a vacinação aos profissionais de saúde também da linha de frente e nas instituições onde os idosos estão abrigados”, disse.

As equipes de saúde já estão treinadas e prontas para a campanha de vacinação. “São 3.193 doses para Foz do Iguaçu “Essa quantidade é suficiente para atender a demanda dessa primeira fase. Temos 1.844 profissionais que serão vacinados e vamos aguardar orientação da regional de saúde para uma segunda fase”, completou Rosa Jeronymo.

Nova dose – A Secretaria Estadual de Saúde já adiantou que um segundo lote de vacinas ficaram estocadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) em Curitiba devido às melhores condições para a preservação das vacinas. Perto do dia da aplicação da segunda dose, conforme a secretaria, o estoque será distribuído para as regionais de saúde.O Estado prevê vacinar quatro milhões de paranaenses até o mês de  maio

As vacinas serão aplicadas nos profissionais de saúde nos hospitais municipal, Costa Cavalcanti e Unimed. E também nas instituições onde os idosos estão abrigados. “Vamos fazer essa primeira fase e organizar para as orientações que virão da segunda fase”.

“É muito importante ainda que as pessoas entendam que este é um processo que está se iniciando. Precisamos continuar usando a máscara, higienizando as mãos e mantendo distanciamento social. Isso vai garantir que a gente não se contamine e nem transmita o coronavírus para outras pessoas”, completa Rosa Jeronymo.

Meta – A Secretaria Municipal de Saúde vai ter uma equipe de vacinação em cada hospital e nas unidades de saúde. “Acredito que em uma semana já tenham sido vacinadas todas as pessoas da primeira fase”.

“Estamos com tudo organizado, o setor de refrigeração está em ordem, as equipes capacitadas, as salas de vacinação preparadas. Chegando o imunizante, damos início a vacinação, vamos seguir o cronograma e as orientações que vem do programa nacional e do governo do Estado”.

Os planos estadual, federal e municipal apontam como meta imunizar acima de 70% da população. “Em Foz do Iguaçu, somos em 258 mil habitantes e 70% da população é o ideal para ter a imunidade de rebanho”.

Fechar