Arquivos

Categorias

Doença Celíaca será tema de seminário na Assembleia Legislativa nesta sexta, 15

claudia1205

“Doença Celíaca: Reconhecer para ter acesso às políticas públicas”. Este é o tema do seminário proposto pela deputada Claudia Pereira (PSC) e que será promovido pela Associação dos Celíacos do Paraná (ACELPAR) na próxima sexta-feira (15), a partir das 9h no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

A doença Celíaca, segundo a deputada, é provocada pela intolerância ao glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. “Esta doença cria dificuldades para o organismo absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água”, informa Claudia. A intolerância só pode ser diagnosticada a partir de exame de sangue, pois seus sintomas são bastante variados e frequentemente podem ser associados a outras doenças.

O seminário vai abordar os seguintes temas:

1) Diagnóstico da Doenças Celíaca – Novas Pistas, com a Dra Lorete Kotze – Gastroenterologista.

2) Tratamento e Cuidado Nutricional, Mariane Rovedo – Nutricionista.

3) Enfrentando as Dificuldades Emocionais diante da DC, Dinadeia Brandalizze – Psicóloga.

A Doença Celíaca se manifesta, normalmente, em crianças com até um ano, a partir do momento em que começam a ingerir alimentos que contém glúten ou seus derivados. A demora do diagnóstico pode interferir no desenvolvimento delas. Em outros casos, desenvolve-se apenas na fase adulta, dependendo do grau de intolerância, afetando homens e mulheres.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.