por 12:02 Sem categoria

DOBRANDINO APÓIA ACORDO PARA REGULARIZAÇÃO DE BRASILEIROS NO PARAGUAI

DOBRANDINO APÓIA ACORDO PARA REGULARIZAÇÃO DE BRASILEIROS NO PARAGUAI

O deputado Dobrandino da Silva (PMDB) parabenizou nesta terça-feira, 22, a iniciativa do Governo do Estado em firmar um acordo com o Ministério Público e o Consulado do Brasil em Cidade de Leste, no Paraguai, para permitir a regularização da situação de brasileiros que vivem no Paraguai e de filhos de brasileiros nascidos no Paraguai e que vivem no Brasil.

Sensível à situação, Dobrandino conhece bem os dilemas enfrentados pelos brasileiros que moram no Paraguai, e precisam utilizar de algum serviço prestado pelo governo brasileiro. "Moro em Foz do Iguaçu e acompanho de perto as dificuldades enfrentadas por essas pessoas, que sempre buscam ajuda para tentar resolver algum problema. Por isso acredito que está iniciativa do Governo Estadual vai facilitar a vida de muitos", defende o deputado.

O Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, iniciou a articulação do acordo na última quinta-feira (17), na sede do Consulado do Brasil em Cidade de Leste, numa reunião entre o secretário especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, o chefe de Gabinete e coordenador geral do programa Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, com o cônsul Antonio Fernando Cruz de Melo e as principais lideranças de brasileiros que residem no Paraguai.

O promotor Luciano Machado de Souza disse não ter idéia de quantos brasileiros e descendentes a medida vai beneficiar, mas garantiu que são milhares. "O que se sabe é que, nas décadas de 60 e 70, dois milhões de brasileiros foram viver no Paraguai. Agora, o governo federal, através do IBGE, o Governo do Estado e o instituto paraguaio de pesquisa tentam levantar o número exato de brasileiros que vivem no Paraguai e daqueles que retornaram ao Brasil em situação irregular. Aqueles que tiveram o estado civil alterado no Paraguai por casamento ou divórcio, e que agora encontram dificuldades para tirar CPF, titulo de eleitor, registro de nascimento, certidões, etc".

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com