Escrito por 16:00 Brasil, Cotidiano, Política

Dilma tem pior desempenho entre os jovens. Intenção de votos é de 27%

Um dado estratificado da pesquisa Datafolha dos dias 27 e 28 ajuda a entender a queda de até 27 pontos na intenção de votos da presidente Dilma Rousseff. Quando se consideram as faixas etárias do eleitorado, a petista tem seu pior desempenho entre os mais jovens.

Na média geral, Dilma (que tem 65 anos) pontua 29% ou 30% nos cenários pesquisados para a corrida presidencial de 2014. Mas oscila para 27% entre os eleitores de 16 a 24 anos. Na hipótese em que Joaquim Barbosa está colocado como candidato, a petista desce a 26% entre os entrevistados de 25 a 34 anos.

As manifestações que se espalharam pelo país nas últimas semanas têm grande participação de jovens. Justamente os que agora são menos entusiasmados com a presidente da República.

Se servir de algum consolo para a petista, um de seus principais adversários, Aécio Neves (PSDB), de 53 anos, também não tem bom desempenho entre os jovens.

No cenário mais provável para 2014 (com Dilma, Marina Silva, Aécio e Eduardo Campos), o tucano pontua 13% entre os eleitores de 16 a 24 anos ante 21% na faixa dos que têm mais de 60 anos.

Quem se dá melhor entre os mais jovens são Lula, Marina e Barbosa. Campos tem desempenho mais equilibrado, mas vai melhor entre os eleitores de menor faixa etária.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Close