por 09:04 Destaques, Paraná

Defesa Civil emite alerta para baixas temperaturas no Paraná

Uma massa de ar polar prevista para essa semana promete derrubar as temperaturas no Sul do Brasil. A Defesa Civil do Paraná diz esperar uma queda nos termômetros, mas dentro do que se considera normal para o inverno.

Segundo o órgão, modelos matemáticos têm calculado temperaturas extremamente baixas em altitudes de 1.500 metros acima do mar, o reflete a realidade de regiões serranas e montanhosas.

“Ressalta-se o fato que em grandes altitudes as temperaturas são mais baixas, sendo que mais próximo à superfície não se traduzem no mesmo valor”, esclarece a Defesa Civil do Paraná.

Os técnicos do órgão afirmam que, de fato, a massa de ar polar que se aproxima deve acarretar no registro das menores temperaturas do ano. No entanto, devem permanecer dentro dos padrões típicos do inverno do Sul do Brasil.

Além disso, a Defesa Civil lembra que os últimos anos foram atípicos, com temperaturas acima da média, menos na época mais fria do ano. Portanto, baixas temperaturas configuram o padrão para o período entre junho e setembro.

Por fim, a Defesa Civil afirma que permanecerá atenta, em constante monitoramento, a fim de alertar a população sobre possíveis eventos severos decorrentes da frente fria que se aproxima do Paraná.

MASSA DE AR POLAR DEVE CHEGAR COM FORÇA NA QUARTA-FEIRA

Segundo o Simepar, os próximos dias ainda serão de temperaturas agradáveis em Curitiba e região. A partir de terça-feira (27), o avanço da frente fria deve trazer chuva e derrubar as temperaturas para todos os setores do Estado.

O eventual estabelecimento da massa de ar polar deve favorecer um “acentuado declínio das temperaturas a partir de quarta-feira (28)”, condição que deve se manter na quinta-feira (29), com previsão de geadas amplas no Paraná.

Conforme a previsão do tempo, as temperaturas devem começar a subir gradualmente no final da semana, caso uma nova frente fria não se forme nos próximos dias.

Fonte: Paraná Portal

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com