Arquivos

Categorias

Curitiba registra 150 casos de Hepatite A em 2024

Relatório do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde(SMS) de Curitiba, divulgado nesta segunda-feira (29/4), contabiliza 150 casos de Hepatite A registrados em Curitiba entre janeiro e 26 de abril de 2024 (dados preliminares). O alto número de casos caracteriza surto da doença, o que motivou estudo da SMS quanto às características e a fonte das contaminações.

“Nossas equipes estão investigando todos os casos confirmados, inclusive com a realização de inquérito telefônico. Os números nos alertam para a necessidade de intensificar os cuidados preventivos”, informa o médico e diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides de Oliveira.

A principal orientação é intensificar os cuidados de higiene das mãos antes de comer e após usar o banheiro, a atenção à qualidade da água, tanto para o consumo quanto aquela usada para lavar frutas e verduras, e o uso de preservativos nas relações sexuais.

A investigação realizada pelo Centro de Epidemiologia não identificou focos de contaminação de água ou alimento, o que reforça o comportamento sexual desprotegido como fonte provável de contaminação.

“A prática de sexo seguro, principalmente anal/oral, tem se mostrado uma indicação necessária, principalmente entre os jovens, que não estão imunizados contra a Hepatite A”, reforça Alcides Oliveira.

Quem teve Hepatite A na infância, quando a situação de saneamento básico ainda estava aquém do necessário e era comum a contaminação por água não tratada, já tem imunidade contra a doença. As crianças, vacinadas desde 2014 pelo sistema público, também estão protegidas. Já o jovem adulto, faixa etária que concentra 80% das confirmações, não tem imunidade contra a doença porque não foi vacinado, o que reforça ainda mais a necessidade das ações preventivas indicadas.

Leia a matéria completa:https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-registra-150-casos-de-hepatite-a-em-2024-e-cenario-e-de-surto-da-doenca-saiba-como-prevenir/73288