por 09:39 Sem categoria

CULTURA JÁ.

CULTURA JÁ.

Falar sobre Cultura em Foz do Iguaçu se tornou uma utopia. Cultura não faz parte do roteiro da cidade com toda certeza.

Há anos que não ocorre alguma movimentação cultural. Apenas lutas sem conquistas de grupos como a UPE (união paranaense dos estudantes) e a UJS (união jovem socialista), que lutam para criar a semana cultural na cidade e em todo o Paraná.  A Fundação Cultural de Foz esqueceu totalmente da suas funções.

Mas, os valores culturais não serão simples de serem apagadas. É mais do que necessário, é essencial cultura para a sociedade iguaçuense, sendo uma sociedade de mais de sessenta etnias, uma mistura ampla de raça e religião, e tendo sua base de tríplice fronteira quebrada.

Cultura traz conscientização para os jovens, traz esperança e conhecimento. A cobrança dos estudantes não só de Foz do Iguaçu, mas, de todo o Paraná é a criação de uma emenda que faz com que cultura se torne LEI para todos.

O conceito de cultura tem um sentido diferente, a cultura simboliza tudo que é aprendido, cultivado por um determinado grupo que registra sua identidade dentro da sociedade que pertença.

Com tanta verba correndo pelas contas bancarias da prefeitura, é inaceitável nenhum investimento cultural. É necessário empapuçar todo o Paraná de cultura, apoiar eventos e movimentações conscientizadas, trabalhar com faculdades projetos e desenvolver em escolas da região.

Feiras, esportes, comidas, bebidas, línguas, trabalhos manuais, símbolos, costumes e muito mais, é o pouco de muito que a cultura carrega com ela. Cultura é à base de uma boa educação, conhecimento geral e desenvolvimento ideológico, precisamos dessa base, desse chão para obter tudo que á de melhor.

Cultura é criação, cultura é humanização.

Yan Ygor Kramer de Jesus (Yan Califa) é editor do blog www.yancalifa.blogfatal.com, músico e estudante de Jornalismo em Foz do Iguaçu e escreve todas as semanas para o Boca Maldita.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com