por 14:32 Sem categoria

Cruzeiro garante excelência de ensino em ‘creches’

Educação

Cruzeiro garante excelência de ensino em “creches”

Com investimentos na área pedagógica, nos profissionais, no setor nutricional e na saúde o Governo Municipal garante excelência dos serviços oferecidos, custeando com recursos próprios 100% das despesas

A educação em Cruzeiro do Oeste é levada a sério e o incentivo aos estudos começa cedo, com os pequenos filhos da cidade nos Centros de Educação Infantil (CEI) “antigas creches”. Com investimentos na área pedagógica, nos profissionais da educação, no setor nutricional e na saúde o Governo Municipal garante excelência dos serviços oferecidos e custeando com recursos próprios 100% das despesas de manutenção dos CEI.

O município conta com quatro CEI´s atendendo mais de 400 crianças de seis meses a cinco anos das 5h as 20h. Segundo a secretária de Ação Social Izamara Amado de Moura, o horário estendido foi estipulado para beneficiar os trabalhadores da zona rural (bói-fria). “Com este horário nossos trabalhadores rurais ficam mais tranquilos, pois eles saem rumo ao trabalho muito cedo deixando suas crianças para os cuidados dos CEI´s”, informou.

Mas o trabalho não para por ai. Devido o crescimento de novos bairros na cidade, o prefeito Zeca Dirceu conseguiu junto ao Governo Feral, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), trazer a Supercreche. A instituição de ensino deve começar a ser construída nos próximos meses e vai contar com uma estrutura completa, profissionais qualificados e tem previsão de atender 300 crianças.

A secretária de Educação, Onilda Andrade Almeida Barbosa, ressaltou que hoje os CEI´s não são mais apenas um deposito de crianças, como nas antigas creches. “Hoje temos profissionais da educação comprometidos com o cuidar e educar. Com estratégias pedagógicas nós começamos a preparar as crianças desde o berçário até o momento de-los para o aprender”, ressaltou.

Outro ponto positivo dos Centros de Educação Infantil de Cruzeiro do Oeste e a interação entre as Secretarias do Município, que proporciona diversos serviços de assistência para os alunos. Entre eles um projeto nutricional que envolve as crianças e famílias, além do atendimento médico, odontológico com o Odontomóvel e trabalhos sociais.  

Na parte nutricional, os CEI´s recebem os alimentos do programa Compra Direta e uma equipe chefiada por uma nutricionista realiza uma dieta balanceada e nutritiva para os alunos. Essa dieta é desenvolvida a partir das informações de um projeto que identifica casos de desnutrição e obesidade na comunidade, onde os CEI´s estão instalados. “O controle não fica só nos centros, mas também é feito um trabalho com os pais visando mudar alguns hábitos alimentares negativos”, frisou a secretaria Izamara.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com