por 10:15 Curitiba, Política, Saúde

Com mediação da Câmara de Vereadores, Exército auxiliará vacinação em Curitiba

Exército auxiliará vacinação em Curitiba com 32 técnicos de enfermagem. Foto: Giovana Tosta/SMCS

A Prefeitura de Curitiba vai contar com o apoio do Exército Brasileiro para a campanha de imunização contra Covid-19. Na parceria, mediada pela Câmara Municipal de Curitiba, o Exército vai dispor de profissionais da saúde para auxiliar a vacinação no Parque Barigui. Nesta terça (30), 32 técnicos de enfermagem da 5ª Divisão de Exército e da 5ª Região Militar fizeram o treinamento no Pavilhão da Cura e, na quinta (1º), serão integrados, por escalas, à equipe que aplica as doses dos imunizantes para os grupos de risco.

“Estamos cumprindo nosso papel constitucional de mediar e resolver demandas da sociedade. Estamos orgulhosos do apoio do Exercito Brasileiro ao belo trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde, principalmente nesse momento decisivo da vacinação contra a covid-19, que já tirou a vida de milhares de pessoas em todo o Brasil e prejudicou outras milhares com os reflexos na economia”, afirmou Kuzma.

“Esse é o momento de variados setores da sociedade unirem esforços no combate à covid-19. Para nós, é importante contar com esse apoio, pois, tendo vacinas, com mais profissionais disponíveis, poderemos imunizar a nossa população mais rápido”, afirma a secretária municipal da saúde Márcia Huçulak.

A proposta da parceria foi feita pela Mesa Diretora da Câmara de Curitiba ao comandante da 5ª Divisão de Exército do Exército Brasileiro, na visita institucional feita, na última quarta-feira (24), ao Quartel General da 5ª Divisão de Exército.

Segundo informações do Exército, “os 32 sargentos, divididos entre os efetivos masculino e feminino, vêm desde o início da pandemia atuando no combate à covid-19 nas diversas Organizações Militares de Curitiba. Alguns deles já participaram de missões que beneficiaram milhares de brasileiros, venezuelanos e indígenas desde o ano passado, como Operações Acolhida e Xavante”.

Neste domingo (28), o presidente da Câmara Municipal, Tico Kuzma (Pros), conversou sobre os detalhes da parceria com o comandante da 5ª Divisão de Exército do Exército Brasileiro, general Carlos José Russo Assumpção Penteado; com o comandante da 5ª Região Militar, general de brigada Ronaldo Morais Brancalione; e com o chefe da 9ª Seção do Estado-Maior, Assuntos Civis da 5ª Divisão de Exército, coronel Raul; em reunião com a secretária de Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, e com os servidores da secretaria Leda Albuquerque e Raquel Cubas.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, 620 profissionais da rede municipal da saúde estão envolvidos nos esforços para imunizar a população curitibana em 14 pontos fixos e três pontos de drive thru distribuídos por toda a cidade. Até o momento, já foram vacinadas 204.701 pessoas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, entre idosos, profissionais da saúde, moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência e indígenas. Além disso, 48.558 pessoas receberam a segunda dose da vacina.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com