0 Shares 446 Views

Coluna de terça, 02

2 de outubro de 2018
446 Views

Debate e pesquisas
O último debate entre os candidatos a governador do Paraná nas eleições de 2018 será nesta terça (2), na RPC/TV Globo, depois da novela Segundo Sol, o que deve ocorrer entre 22h30 e 23h com a duração de duas horas. Participam do encontro Ratinho Junior (PSD), Cida Borghetti (PP), João Arruda (MDB), Dr Rosinha (PT), Ogier Buchi (PSL) e Professor Oiva (Psol). A expectativa é que o desempenho deles reflita em cinco pesquisas de intenções de voto que estão registradas na Justiça Eleitoral e poderão ser divulgadas durante a semana.

Primeiras
Dois institutos – o Vetirá e o Tonkovitch deverão tornar público seus índices na quinta (4,). O Veritá vai ouvir 2.020 eleitores e o Tonkovitch 1.500 eleitores.

Sequência
O Radar deverá divulgar seu levantamento na sexta (5). Os pesquisadores já estão em campo ouvindo 1.494 eleitores.

Véspera
No sábado (6) estão previstas as divulgações de mais dois institutos – o IRG que vai ouvir 1.250 eleitores e o Ibope, encomendada pela RPC, com 1.512 eleitores.

Batendo ponto
Na reta final para o primeiro turno, o presidenciável Fernando Haddad (PT) começou a semana recebendo instruções do ex-presidente Lula, preso na PF em Curitiba desde abril deste ano. É a 15ª vez que o ex-prefeito de São Paulo vem a Curitiba (PR) para conversar com o líder petista, a quarta como candidato do partido à Presidência da República, contabilizam Felipe Ribas e Débora Álvares, na Gazeta do Povo.

Batalha judicial
A candidatura de Ogier Buchi (PSL) ao governo do Paraná acabou se transformando em um imbróglio judicial. Na metade de setembro, o TRE indeferiu a candidatura, acatando o pedido de impugnação feito pela própria legenda de Buchi. O PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro, contestou o registro individual e anulou o que foi decidido na convenção estadual.

Com Ratinho
O próprio Bolsonaro, em áudio divulgado em agosto pelo blog Caixa Zero, afirmou que apoiava Ratinho Junior (PSD) na disputa pelo Executivo estadual. Mesmo de forma solitária, Ogier tem obtido vitórias e no final de semana derrubou uma liminar que o impedia de participar dos debates entre candidatos.

Não pode
O juiz Ricardo Augusto Reis de Macedo, do TRE, puniu domingo (30 de setembro), Ratinho Junior por invadir as inserções eleitorais, nas emissoras de rádio e TV, dos candidatos a deputado da sua coligação, o que se configura como propaganda irregular. Os tempos invadidos serão descontados nas inserções do candidato do PSD.

Com a Lava Jato
A força tarefa do MPF e Justiça Federal acatou na sexta (28), pedido de habilitação do Governo do Paraná para fazer parte como colaborador das investigações e das ações sobre as concessões rodoviárias do Estado, realizadas no âmbito da Operação Integração. A solicitação feita pela PGE atende determinação da governadora Cida Borghetti e permite a colaboração entre órgãos públicos.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.