Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste sábado, 03

Coluna Boca Maldita deste sábado, 03

Pela revisão do modelo
das regiões metropolitanas
Os deputados estaduais que integram a Frente Parlamentar de Desenvolvimento do Oeste do Paraná participaram ontem (2), de reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Entre as sugestões apresentadas estão o aprofundamento do debate sobre a implantação do atual modelo de regiões metropolitanas. Hoje, na região existem duas regiões metropolitanas criadas por força de lei, as de Cascavel e de Toledo, e outra está em vias de ser criada, a de Foz do Iguaçu.

Participação
A reunião, comandada pelo presidente da Amop, o prefeito de Santa Tereza do Oeste, Amarildo Rigolin, teve participação de diversas autoridades como o presidente da AMP, Marcel Micheletto e os deputados José Carlos Schiavinato, André Bueno, Leonaldo Paranhos, Élio Rusch, Chico Brasileiro, Adelino Ribeiro, Márcio Pacheco e Ademir Bier.

PMDB expulsa Pessuti
A Comissão de Ética do PMDB do Paraná decidiu ontem expulsar o ex-governador Orlando Pessuti por desobedecer à resolução sobre fidelidade partidária, que proíbe os filiados com cargo ou função de direção no partido, de participar da administração direta ou indireta no governo Beto Richa (PSDB). Dos seis membros da comissão presentes, cinco votaram pela expulsão.

Pessuti II
Orlando Pessuti é membro do Diretório estadual e delegado na Convenção Nacional do PMDB e ocupa o cargo de diretor administrativo do Conselho Administrativo do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) nomeado pelo governador. O ex-governador informou à coluna que estuda medidas judiciais para reverter à decisão.

Extradição de Pizzolato
A Procuradoria-Geral da República foi informada pelo Itamaraty que o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão, voltará ao Brasil na próxima quarta-feira (7), para cumprir pena no País. A remoção de Pizzolato de Roma para a Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, será feita pela Polícia Federal, adianta a coluna Informe, da Folha de Londrina.

Bancários em greve
Os bancários de Curitiba e interior do Paraná aprovaram nesta quinta-feira (1º) o indicativo de greve da categoria, que irá cruzar os braços a partir de terça-feira (6). Mais de 400 bancários participaram da assembleia realizada, pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

Bancários II
Como esperado, a categoria se mostrou indignada com a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no último dia 25 e rejeitou o reajuste de 5,5% mais abono de R$ 2.500. Os funcionários, por outro lado, reivindicam um aumento de 16%.

Condenação anulada
A segunda turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou ontem a anulação de condenação contra a Copel, na qual a elétrica paranaense deveria pagar cerca de R$ 540 milhões à Ivaí Engenharia, relativa à execução de obras de derivação do rio Jordão (PR), para a construção da hidrelétrica, nos anos 1990. Na sessão, a ministra Assusete Magalhães acompanhou o voto do relator e, por três votos a dois, os ministros acataram o embargo de declaração impetrado pela estatal.

Reforma concluída
O governo da presidente Dilma (PT) anunciou ontem a conclusão da reforma ministerial. Serão extintos sete pastas e aproximadamente 3 mil cargos de confiança.