por 09:14 Assunto

Coluna Boca Maldita desta sexta, 11

Coluna Boca Maldita desta sexta, 11

Janela da infidelidade
O Senado aprovou quarta (9), por 61 votos, emenda à Constituição que abre um período de 30 dias para que deputados federais e estaduais e vereadores possam trocar de partido sem perder seus mandatos. A chamada “janela da infidelidade” será aberta imediatamente após a promulgação da emenda pelo Congresso. O presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) informou que consultará os parlamentares sobre a melhor data para colocar a proposta em vigor, mas senadores avaliam que isso só deve acontecer no ano que vem, após o recesso parlamentar.

Não muda
Segundo a emenda, o partido que perder um integrante não será prejudicado em relação ao cálculo para a distribuição dos recursos do Fundo Partidário nem para o acesso ao tempo de rádio e TV. Vale lembrar que senadores, prefeitos, governadores e presidentes da República não precisam da nova regra, uma vez que STF decidiu em maio que a regra da fidelidade partidária não se aplica ao grupo.

R$ 70 mi no pedágio
Se o pedágio é cruel para quem viaja pouco, imagina para empresas e cooperativas. Veja o exemplo da Coamo, que vai fechar o ano deixando aproximadamente R$ 70 milhões só em tarifas. A informação é do presidente da cooperativa, José Aroldo Gallassini. “Isso dá para comprar um monte de carreta”, disse. Segundo ele, o pedágio ajudou manter as estradas em melhores condições, mas tem um custo muito elevado. “Alguém tem que pagar essa conta”.

Raio X da Unioeste
Os deputados da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa visitaram ontem (10) a Unioeste, em Cascavel. A intenção é saber de dirigentes, professores, servidores e estudantes as dificuldades e projetos da instituição.

Proposta
A reunião faz parte do diagnóstico que os parlamentares estão fazendo das sete universidades estaduais, para apresentar plano de ações de fortalecimento das mesmas. A comissão, presidida por Tercílio Turini (PPS), tem como membros Evandro Araújo (PSC), Marcio Pacheco (PPL), Adelino Ribeiro (PSL), Chico Brasileiro (PSD), Leonaldo Paranhos (PSC) e Professor Lemos (PT).

Dom Odilo Scherer
O arcebispo metropolitano de São Paulo receberá o título de Cidadão Honorário do Paraná no 5º Encontro Nacional da Família Scherer, dia 17 de janeiro de 2016, em Quatro Pontes. A sessão solene está programada às 11 horas, na Casa da Cultura da cidade. A homenagem a Dom Odilo foi proposta pelo deputado Nereu Moura (PMDB).

Fora Dilma
Curitiba está entre as cidades que terão o “Fora Dilma” neste domingo, 13, em todo o país. Na capital a concentração começa às 13h com na Praça Santos Andrade e segue para Boca Maldita na Rua XV de Novembro.

Pugilato
Por falar em Congresso Nacional, ontem alguns dos nobres parlamentares do Conselho de Ética, que tenta analisar o pedido de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quase foram às vias de fatos. Aliás, foi o sétimo adiamento de tentativa de votar o relatório do terceiro relator.

Foz competitiva
À frente de capitais como São Luís, Manaus, Belém e Natal, algumas cidades se destacaram no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, produzido pelo Ministério do Turismo em parceria com Sebrae e FGV. O ranking, de acordo com O Globo, normalmente é dominado por capitais nas primeiras colocações, liderado por São Paulo, seguido de Rio, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Entre os primeiros 20 está Foz do Iguaçu (8º).

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com