Escrito por 10:49 Assunto

Coluna Boca Maldita desta segunda, 31

Compartilhe

Desocupa, ocupa
Os estudantes que ocupam o Colégio Estadual do Paraná, o maior da rede pública do Estado, desistiram da desocupação anunciada na noite de sexta-feira (28). Acampados no local, desde o dia 06 de outubro, eles realizaram nova assembleia no início da tarde de sábado (29), e decidiram permanecer no local. Na última semana, o deputado federal Fernando Francischini (SD) publicou vídeo nas redes sociais, defendendo a desocupação imediatas das escolas que, segundo ele, são controladas por grupos da Upes (União Paranaense dos Estudantes Secundaristas), UJS (União da Juventude Socialista), PT, Psol, PCdoB e outros. “Desocupa Paraná, estudantes querem estudar”, disse.

Penitenciárias
O presidente Michel Temer (PMDB) disse que, na reunião com os chefes dos três Poderes nesta sexta para debater segurança pública, ficou definido que serão aplicados ainda este ano R$ 788 milhões para a construção e a melhoria de penitenciárias. Em um breve pronunciamento, ele lembrou que o STF determinou que recursos do sistema penitenciário não podem ser contingenciados.

Fim do mundo
Com este sugestivo apelido passou a ser denominada a delação premiada de 75 executivos da empreiteira Odebrecht, incluindo seu ex-presidente Marcelo Odebrecht. Distribuído em mais de 300 anexos – 300 novas histórias sobre a corrupção no Brasil –, o acordo a ser assinado com o Ministério Público envolve os ex-presidentes Dilma e Lula, o atual Michel Temer, além de graduados tucanos e peemedebistas.

US$ 211 milhões
Este é o montante que a Odebrecht teria movimentado em contas secretas por meio de empresas de fachada na Suiça. Os dados são de documentos do Tribunal de Justiça do país europeu. O montante foi para executivos da empreiteira alvo da Operação Lava Jato.

Reforço
Para garantir a tranquilidade no segundo turno das eleições 2016, que terminaram ontem em Curitiba, Ponta Grossa e Maringá, o Governo do Estado solicitou ajuda da Força Tarefa Nacional. Ao menos 1,8 milhão de paranaenses voltaram às urnas. Até o fechamento a coluna, às 15h, não ainda não haviam sido divulgados os resultados do pleito.

Repatriação
Bateu na trave a tentativa da jornalista Cláudia Cruz, esposa de Eduardo Cunha, para repatriar recursos mantidos no exterior. A juíza Diana Maria Wanderlei da Silva, da 5ª Vara da Justiça Federal em Brasília, negou sexta o pedido. Segundo ela, será preciso investigar antes se o dinheiro, não informado o montante, é produto de crime.

Sub judice
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes, estimou em mais de 100 candidaturas que ainda estão “sub judice” em todo o país. Em entrevista à imprensa, ele afirmou que as candidaturas poderão ser impugnadas pela Justiça Eleitoral. Esses números se referem tanto a candidatos em cidades em que houve apenas um turno, quanto de cidades em que há segundo turno nas eleições municipais deste ano.

Close