Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 09

claudia mulheres

Mais Mulheres na Política
A deputada Claudia Pereira (PSC) participou, na sexta (06), da audiência pública da campanha “Mais Mulheres na Política”, inciativa da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados. A iniciativa busca mobilizar e encorajar a participação das mulheres na política. “Nós, mulheres, assumimos mais uma função quando entramos na política. Somos capazes de fazer diversas coisas ao mesmo tempo, trazer essa capacidade para o meio político é enriquecedor”, afirmou Claudia.

Mulheres II
A audiência integrou a ação pela aprovação, no Senado, da PEC que busca assegurar inicialmente 10% das vagas nas casas parlamentares para mulheres, depois 12% e em seguida 16%. Pelo menos 85 países já adotam sistemas de cotas para mulheres. O ato, na Assembleia Legislativa, contou com participação da vice-governadora Cida Borghetti (Pros), das senadoras Gleisi Hoffmann (PT/PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), das deputadas federal Christiane Yared (PTN/PR) e Leandre dal Ponte (PV/PR), da deputada estadual Cantora Mara Lima (PSDB) e autoridades.

PV vai de Fruet
Na última sexta, 6, para um grupo de jornalista, o presidente do PV do Paraná, Francisco Caetano Martins, disse que o partido vai apoiar a reeleição de Gustavo Fruet (PDT), em Curitiba. O projeto do PV e, em especial, do vereador Paulo Salamuni, é ocupar a vice na chapa do atual prefeito em 2016.

Sem calma …
… para a via calma. O novo limite de velocidade de 40 quilômetros pro hora em ruas da região central, implantado pelo prefeito Gustavo Fruet, desagradou boa parte dos curitibanos. O perfil “Capivara Chatiada” no facebook tirou uma onda do prefeito ao veicular um banner com os dizeres “Tenha paciência, a ideia não foi minha”. A peça, que ganhou carros e milhares de compartilhamentos e curtidas na rede social.

Nada demais
“[Tem] gente dizendo que tenho bilhão de dólar, que sou milhardário. Se você trabalha 48 meses e consegue obter com operações de lucro este montante, não é nada de mais. Fazendo a coisa correta, óbvio.” Do ainda presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tentando explicar os milhões de dólares que tem em contas nos chamados paraísos fiscais, boa parte suspeita de ser recursos desviados da Petrobrás. “Não tenho falha nenhuma. Sou inocente”, completou. Dá para acreditar?

Biometria e transparência
O deputado Chico Brasileiro (PSD) usou as redes sociais para postar um vídeo convocando os eleitores de Foz do Iguaçu para o recadastramento biométrico. “(…) poderemos garantir mais segurança e transparência nas próximas eleições. Lembrem-se de ajudar as pessoas que tem maior dificuldade com a internet a agendarem o atendimento na Justiça eleitoral para evitar filas”, recomenda o parlamentar.

Resumo da crise
“O trabalhador não consome por que tem medo do desemprego. E fica líquido. O empresário não produz por que tem medo de o trabalhador não consumir. E fica líquido. Os bancos não emprestam às pessoas físicas e às empresas por temerem a inadimplência. E ficam líquidos. O Brasil se afogando na liquidez”. Do ex-ministro da Economia, Delfim Netto, resumindo de forma muito objetiva a falta de confiança da sociedade no país.

Abuso no TSE
Em um momento que o país passa por uma crise econômica sem precedentes, o Tribunal Superio Eleitoral (TSE) abusa com gastos excessivos. Os sete ministros do órgão se reúnem duas vezes por semana, e à noite, mas têm à disposição um fabuloso edifício-sede, de 112 mil metros quadrados, distribuídos em dez andares e um exército de servidores que inclui 122 secretárias ao custo anual, só elas, de mais de R$ 8,9 milhões. Isso sem contar auxiliares de microinformática, que custam R$ 2,8 milhões.