0 Shares 375 Views

Coluna Boca Maldita de sábado, 16

16 de junho de 2018
375 Views

Rumo ao Sudoeste
Os municípios, e eleitores, do Sudoeste ganharam atenção especial nos dois últimos dias, dos pré-candidatos ao Governo do Estado nas eleições de outubro próximo. Primeiro foi a governadora Cida Borghetti (PP), que cumpriu agenda quinta (14) em Dois Vizinhos, Capanema, Coronel Vivida e Quedas do Iguaçu. Nas cidades, conversou com prefeitos e lideranças políticas e sociais. Ontem (15) foi a vez de Ratinho Júnior (PSD) visitar a região, para encontrar partidários e simpatizantes. Chegou primeiro em Palmas e depois seguiu para Pato Branco.

Última forma
Enquanto Cida e Ratinho concentraram esforços no Sudoeste, o ex-senador Osmar Dias (PDT), seguiria para Maringá e municípios do Noroeste do Estado. Não deu certo. O voo que o levaria ainda na quarta (14), foi cancelado e a opção dada pela companhia o levaria, mas com escala em São Paulo. Osmar visitaria Maringá, andaguaçu, Nova Esperança, Paranacity, Colorado, Centenário do Sul e Porecatu.

Acicam
Cida Borghetti saiu do Sudoeste e foi até Campo Mourão, onde participou ontem (15) da posse da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) – gestão 2018-2020. A entidade, que completa 65 anos dia 27, tem 1,2 mil empresas associadas, entre elas, a Coamo Agroindustrial Cooperativa, líder do seu setor na América do Sul.

Mais Fria…
e Capital da Maçã. Ainda sobre Palmas, a Assembleia Legisaltiva vota na segunda (18), projeto de lei do deputado Nereu Moura (MDB), que reconhece o município como a Cidade Mais Fria e a Capital da Maçã do Paraná. Ambas as propostas foram aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após uma batalha, definida em laudo técnico do Simepar e dados estatísticos da Codapar.

Reajustes na pauta
Os projetos de revisão de vencimentos dos servidores públicos do Tribunal de Justiça (TJ-PR), da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas, do Ministério Público estadual e da Assembleia Legislativa , voltam a pauta na segunda (18). As propostas começariam a ser apreciadas na semana passada, mas, após pedido do presidente Ademar Traiano (PSDB), e do líder do Governo, Pedro Lupion (DEM), acabaram sendo retiradas de pauta.

Direito Eleitoral
Nos próximos dias 20 e 21 o Plenarinho da Assembleia Legislativa será palco da segunda rodada do Ciclo de Debates de Direito Eleitoral, evento promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR. Serão cinco palestras sobre a legislação eleitoral, proferidas por advogados especialistas no assunto. As inscrições são gratuitas no site www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo.

Programação
Estão previstas palestras com Carla Karpstein, Paulo Manuel Valério, Flavio Pansieri, Eduardo Barbosa e Luiz Eduardo Peccinin.

Sem homicídios
Ao menos 20 municípios do Paraná estão há seis anos sem registrar um único assassinato (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte). Tratam-se de cidades pequenas – a maioria com menos de três mil habitantes – localizadas no interior. Os dados sobre as mortes constam do relatório divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.