0 Shares 367 Views

Coluna Boca Maldita de quarta, 23

23 de maio de 2018
367 Views

Na estrada
Faltando menos de cinco meses para as eleições de outubro, os três principais pré-candidatos ao Governo do Estado aceleram cada vez mais. Na agenda, reuniões com lideranças, palestras, encontros com prefeitos e vereadores… Ontem (22), o ex-senador Osmar Dias (PDT) se reuniu em Curitiba com lideranças de várias regiões do estado para avaliar as propostas que tem recebido. Segundo ele, o plano de governo deverá ficar pronto até meados de julho.

Na Fiep
O deputado estadual Ratinho Junior (PSD), participou segunda (21) da terceira edição do Fórum Transparência e Competitividade, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Ele aproveitou o ato para apresentar cartilha criada por sua equipe “para combater as fake news”.

Agenda oficial
A governadora Cida Borghetti (PP), além de visitar municípios em toda a região, tem recebido prefeitos em Curitiba. Ontem ela autorizou mais R$ 74,5 milhões para investimentos em 106 municípios. Os recursos são para obras urbanas e compra de veículos e equipamentos.

Agenda II
Cida lembrou que, nos 45 dias de gestão, já autorizou R$ 400 milhões para ações nas cidades.

O vice, …
… sou eu! No evento da Fiep, o presidente Edson Campagnolo adiantou que vai se desincompatibilizar do cargo para ficar apto a disputar as eleições. O plano é ser vice de Ratinho Junior.

Segurança
O presidente Michel Temer (MDB) autorizou o uso das Forças Armadas para os dias de votação e apuração das eleições deste ano. O decreto, assinado segunda (21), foi publicado ontem no Diário Oficial. O uso dos efetivos, no entanto, dependerá de solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nome social
Adianta Josianne Ritz, do blog Política em Debate, que no Paraná, 306 transexuais ou travestis solicitaram a inclusão do nome social no título de eleitor, segundo informou ontem o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Em Curitiba, 83 pessoas solicitaram.

Social II
A opção foi reconhecida pelo TSE dia 1º de março deste ano. O nome registrado pelo cidadão constará também das folhas de votação e dos terminais dos mesários nas seções eleitorais.

Convenções
Em dois meses, partidos políticos poderão começar a realizar convenções para escolher oficialmente candidatos no pleito deste ano. De acordo com o TSE, os atos devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. Eles têm até as 19h do dia 15 de agosto para apresentar ao TSE o requerimento de registro de candidatos a todos os cargos pleiteados. No dia 16 de agosto, ficará permitida a propaganda eleitoral.

De dar pena
Seis a cada dez juízes punidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recebem pena máxima – aposentadoria forçada. Nenhum deles foi exonerado. Desde 2005, quando foi criado, o CNJ puniu ao menos 100 juízes. É ou não é um caso de morrer de pena?

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.