por 14:11 Assunto

Coluna Boca Maldita desta segunda, 19

jorge_samek

Samek condecorado
O presidente brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, será um dos homenageados nesta segunda-feira (19) pelo governador Beto Richa (PSDB). Samek será condecorado, a partir das 10h no Palácio Iguaçu, com a Ordem Estadual do Pinheiro, pela contribuição na promoção e divulgação do Estado. Ao todo, serão homenageadas 37 personalidades, entre as quais os tucanos Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin. A lista inclui ainda Osmar Dias, Blairo Maggi, Gilmar Mendes, Ricardo Barros, o deputado Luiz Claudio Romanelli, entre outros.

Emancipação
A condecoração faz parte da comemoração pelos 163 anos da Emancipação Política do Paraná. O presidente do TSE e ministro do STF, Gilmar Mendes, também será homenageado. Criada em 1972, a comenda é um símbolo do reconhecimento do Estado a personalidades que se destacam em suas profissões e atuação pública.

Instituto
O Fórum Nacional do Transporte, que se notabilizou na luta contra o aumento das tarifas de pedágio, mudou personalidade jurídica para Instituto Nacional Transporte. Agora, além de fiscalizar os quatro modais de transporte e continuar a batalha contra os aumentos e a prorrogação dos pedágios pelo país, volta-se a defender uma tarifa justa no transporte coletivo das cidades, adianta o ex-deputado Acir Mezzadri, que coordena agora o recém criado instituto.

Indiretas
O editorial da Folha de S. Paulo deste domingo, 18, atenta que a Constituição determina que sejam realizadas novas eleições presidenciais se os postos de presidente e vice ficarem vagos de forma definitiva. Nos dois primeiros anos de mandato, a escolha ocorre por sufrágio popular; nos dois últimos, só os membros do Congresso têm direito a voto.

União
Muito lúcidas as declarações do deputado Chico Brasileiro (PSD) em uma série de entrevistas no final de semana aos veículos de comunicação de Foz do Iguaçu. De acordo com Brasileiro, o momento é de reflexão: “Precisamos construir com toda a sociedade iguaçuense um solução para tirar Foz desta situação caótica. Defendo que agora não se trata de nomes de candidatos ou disputa de poder, a hora é de um plano de ação para salvar a saúde, acabar com os buracos e fazer a economia necessária na Câmara e na prefeitura”, frisou.

R$ 15 milhões
Aliás, este é o montante direcionado para Foz por Chico Brasileiro, nas emendas parlamentares do próximo ano. Parte dos recursos são destinados a asfalto urbano e rural, saúde, educação, turismo e habitação.

Social e desenvolvimento
A gestão do prefeito eleito de Palmas, Dr. Kosmos Nicolau (PEN), vai focar as ações em programas e projetos para melhorar os índices sociais e no desenvolvimento econômico de Palmas. O município, com aproximadamente 48 mil habitantes, tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os 42 que integram o Sudoeste do Paraná.

Social II
“Vamos direcionar nossa administração para as pessoas que se encontram em situação de dificuldade e que são as que mais precisam do governo”, afirmou Dr. Kosmos. Ele vai trabalhar pautado na austeridades do controle dos gastos públicos, sem esquecer de setores como educação, segurança e infraestrutura, ressalta.

Violência
O prefeito eleito de Piên (sul do Paraná), Loir Dreveck (PMDB), morreu neste sábado (17), no Hospital São José, em Jaraguá do Sul (Santa Catarina), informou a Tribuna do Norte. Loir estava internado desde a última quarta-feira (14), quando foi ferido a tiros na cabeça.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com