Arquivos

Categorias

COLUNA 05/10/2023

Palavra Livre

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Retomada
No próximo feriado do dia 12 de outubro, o Parque Nacional do Iguaçu vai superar os 1.434.308 visitantes de 2022, faltando ainda dois meses e meio para o final do ano. Para alcançar essa estimativa faltam pouco mais de 90 mil turistas e o parque deve superar os 360 mil visitantes nos três últimos meses de 2023. A tendência é de crescimento em 2024 e a meta é atingir os dois milhões de visitas (números de 2019) em 2025.

Visitas
O deputado Professor Lemos (PT) adiantou que os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil) estarão na próxima segunda-feira, 9, em Arapongas e Londrina. Eles vão visitar os assentamentos da região e projetos como cozinhas comunitárias e ainda participar de uma assembleia de assentados do MST.

Café do MST
O fim melancólico da CPI do MST, sem apresentação e aprovação de relatório, foi comemorado pelos sem terra num café da manhã em Brasília. Para a própria oposição, a CPI foi um tiro no pé porque deu mais visibilidade à causa do MST, que é a reforma agrária no país.

Necropolítica
Quem disse que pobre não vale nada. No Congresso Nacional, está a discussão da PEC do Plasma que possibilita a comercialização de plasma sanguíneo humano, abrindo mercado para grandes grupos empresariais transformarem o sangue dos brasileiros em mais uma commodity. Um negócio de bilhões que pode gerar desabastecimento nos hemocentros que passarão a concorrer com o setor privado em uma área de enorme relevância para a saúde pública e para a autonomia nacional para a produção de hemoderivados.

Presidente da Fiep
O novo presidente da Fiep, Edson José de Vasconcelos, vai tomar posse no próximo dia 23. Vasconcelos, que substitui Carlos Valter Martins Pedro, é empresário em Cascavel, formado em engenharia civil pela UFPR e atua nos setores da construção civil, imobiliário e de hotelaria. Sua proposta é fortalecer a federação com a regionalização da Fiep.

Força do PP
A direção do PP se reuniu em Curitiba e traçou as estratégias e ações para as eleições municipais de 2024. ” Temos lideranças preparadas, dispostas e comprometidas com o crescimento e desenvolvimento do Paraná”, disse a presidente estadual, Maria Victória. “Vamos construir um Paraná melhor com gestões competentes e solidárias”, disse o secretário e deputado federal licenciado Ricardo Barros. Recentemente, o partido lançou a cartilha “Agenda Central do Progressistas” com 11 princípios e compromissos que servem de alicerce para ações e políticas públicas dos filiados.

Visitantes
Curitiba espera receber mais de um milhão de espectadores nas programações de Natal deste ano – em 2022 foram 980 mil os espectadores.”Desde então estamos trabalhando com a campanha de divulgação. Agora no segundo semestre intensificamos mais ainda, então o Natal está alcançando novos horizontes para a cidade”, disse Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Força econômica
O ministro Celso Sabino (Turismo) disse que o Brasil deve seguir o exemplo dos países que souberam reconhecer o turismo como grande força geradora de emprego e renda e disse ter certeza de que o setor atingirá 10% do PIB. O plano nacional do setor, segundo o ministro, tem metas, objetivos, ações e tarefas para os próximos cinco anos, com atribuições para o governo federal, estados, municípios e iniciativa privada. O desafio é grande. O Brasil recebe sete milhões de turistas estrangeiros por ano, enquanto somente a cidade de Orlando (EUA) recebe 30 milhões.

MDB com força
O MDB filiou o ex-deputado Ricardo Maia, irmão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), e em nota o presidente estadual do partido, deputado Anibelli Neto, afirmou que a ex-prefeita Beti Pavin “possui autonomia político-decisória e o apoio do MDB em relação à candidatura em Colombo para as eleições municipais de 2024”.

Sonho meu
Em entrevista ao programa Sete e Meia, da Rádio Educadora, de Dois Vizinhos, o deputado Requião Filho (PT) afirmou que adoraria ser governador do Paraná. “Eu gostaria de retribuir o reconhecimento e o carinho que tiveram com meu pai (ex-governador Roberto Requião) e ver esse estado crescer cada vez mais”, disse.

Lava-Jato
O CNJ convocou uma reunião de conciliação para decidir o destino do juiz Eduardo Appio, afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba. Os advogados de Appio apresentaram um pedido de acordo, mas os desembargadores queriam que ele admitisse a culpa antes de retornar ao trabalho.

Enem dos concursos
O presidente Lula (PT) assinou o decreto que regulamenta o concurso público nacional unificado. O novo modelo de seleção de servidores públicos vale para órgãos e entidades da administração federal. No primeiro momento, a expectativa é que sejam oferecidas 5.151 vagas nesse novo formato.

Minha Casa
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto que permite ao Programa Minha Casa, Minha Vida excluir do cálculo da renda familiar o auxílio por incapacidade temporária, a aposentadoria por incapacidade permanente e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O substitutivo ao projeto de lei insere dispositivo na lei do programa. Atualmente, pela norma, os beneficiários do programa habitacional em áreas urbanas precisam comprovar renda familiar mensal de, no máximo, R$ 6,5 mil.