Arquivos

Categorias

Cida entrega novos equipamentos para o Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier

Governadora Cida Borghetti visita o Centro Hospitalar de Reabilitação, Ana Carolina Moura Xavier. O secretário estadual da Saúde, Antonio Carlos Nardi acompanhou a visita. - Curitiba, 17/10/2018. - Foto: José Fernando Ogura/ANPr

A governadora Cida Borghetti entregou nesta quarta-feira (17) novos equipamentos no Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier em Curitiba. O hospital atende pelo SUS e é especializado em atendimento de doenças neurológicas, neurocirúrgicas e ortopédicas agudas ou crônicas. Neste ano, o Estado já entregou 670 novas cadeiras de rodas mecanizadas. “Semanalmente, o centro recebe novos equipamentos, como essas cadeiras mecanizadas, que são mais modernas e dão maior agilidade aos pacientes”, disse Cida.

O centro de reabilitação, adianta Cida Borghetti, é um hospital público de referência na área. “O centro conta com uma estrutura de qualidade e uma equipe multidisciplinar que presta um atendimento humanizado e de alto nível, esse acolhimento é muito importante para os pacientes e seus familiares”, afirmou.

Inaugurado em 2008, o centro é uma unidade do Estado, gerenciado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná – Funeas. O atendimento é feito a nível ambulatorial ou em regime de internação. Atua com 25 leitos, sendo 13 de reabilitação e 12 cirúrgicos.

Cirurgias – O hospital dispõe de equipe de terapeutas em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, enfermagem e médicos de diferentes especialidades.

Segundo a diretora-geral, Márcia Santos, qualquer pessoa que tenha um prognóstico de reabilitação pode ser atendido no centro. “O paciente recebe todas as terapias como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, todos os processos necessários para a reabilitação”, disse. “Chegamos a atender cerca de 1.000 pacientes ao mês, entre os internados e que são atendidos em processo ambulatorial”, afirmou a diretora.

As cirurgias reabilitativas da hanseníase, por exemplo, não eram realizadas no Paraná desde 2002 e foram retomadas no Centro Hospitalar de Reabilitação a partir de 2012. O hospital também oferece serviço de odontologia hospitalar para pacientes autistas ou com paralisia cerebral.