Escrito por 09:21 Brasil, Economia, Mundo • 2 Comments

Cida Borghetti negocia instalação de empresa de defesa no Paraná

Compartilhe
A vice-governadora, Cida Borghetti, participa da 7ª Feira Internacional de Defesa de Belgrado (Partner), realizada pelo governo da Sérvia e pela estatal Jugoimport Foto: Divulgação

A vice-governadora, Cida Borghetti, participa da 7ª Feira Internacional de Defesa de Belgrado (Partner), realizada pelo governo da Sérvia e pela estatal Jugoimport
Foto: Divulgação

O Governo do Paraná amplia as negociações com a República da Sérvia para a instalação de empresas de defesa e aeronáutica no Estado. A vice-governadora, Cida Borghetti, participa nesta semana da 7ª Feira Internacional de Defesa de Belgrado (Partner), realizada pelo Governo da Sérvia e pela estatal Jugoimport, de terça-feira (23) a sexta-feira (26). É o principal evento de defesa e tecnologia da região e atrai empresas, comerciantes e dirigentes da Europa, Ásia, África, Oriente.

Na noite desta segunda-feira (22), Cida Borghetti e a comitiva brasileira, liderada pelo embaixador Sergio Luiz Canaes, foram recepcionadas pelo ministro de Defesa da Sérvia, Bratislav Gasic, e pelo general Bodjan Zrnic para participar da abertura da Feira. “Viemos estreitar as relações e reforçar o interesse do Paraná em receber empresas de defesa e aeronáutica sérvias”, disse a vice-governadora.

De acordo com Cida Borghetti, o Paraná busca parceiros para produção e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. A expectativa é que o Governo Federal invista R$ 100 bilhões em equipamentos de defesa e aeronáutica nos próximos anos. “São investimentos que terão índice de nacionalização. O Paraná tem que estar pronto para aproveitar essas oportunidades”, afirma.

PARANÁ – Em visita à Feira, a vice-governadora detalhou informações sobre a economia e potencialidades do Estado; explicou o programa Paraná Competitivo, que atraiu mais de R$ 35 bilhões em investimentos privados nos últimos quatro anos, e o Paranaéreo, legislação específica para incentivar a cadeia de aeronáutica e defesa. Ela destacou ainda que o Paraná está estabelecendo na região de Maringá um polo de aeronáutica e defesa.

“Temos um ótimo ambiente para negócios, infraestrutura adequada e em ampliação, mão de obra qualificada e um sistema universitário bem estruturado. Aliado a isso, o Paraná possui localização estratégica, próxima dos principais mercados consumidores do País e da América do Sul, e um Governo parceiro dos investidores”, disse. A vice tem agenda com reuniões na Feira nos próximos dias.

O presidente do grupo de Amizade Sérvia-Brasil no Congresso Nacional, deputado federal Ricardo Barros, e a presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputada estadual Maria Victoria, também participam da comitiva.

FEIRA – Realizada a cada dois anos, a Feira Internacional de Defesa de Belgrado é reconhecida como a maior exibição de produtos de defesa e tecnologia da Sérvia e região.

Entre os produtos expostos estão armas leves e pesadas, mísseis, veículos blindados e de combate, sistemas de defesa e comunicação, munições e simuladores. O evento atrai empresas, comerciantes e dirigentes de países da Europa, Ásia, África, Oriente.

As negociações com o Governo da Sérvia iniciaram em fevereiro com a primeira missão da vice-governadora ao país europeu à convite do embaixador da Sérvia no Brasil, Veljko Lazic.

VIAGEM – Antes da Sérvia, Cida Borghetti esteve na Itália, onde iniciou as negociações para a ampliação do acordo de cooperação técnica entre o Paraná e a região italiana de Emilia Romagna. A vice-governadora se reuniu, na sexta-feira (19), com presidente da região italiana, Stefano Bonaccini, no pavilhão da União Europeia na ExpoMilão 2015.

Close