Written by 21:25 Sem categoria

Ciclista do AM faz parada especial em Curitiba

Do G1

A cidade de Curitiba é o 20º ponto de parada do ciclista amazonense Valdeni Alves, de 33 anos, que desde outubro de 2011 pedala pelas capitais brasileiras. O objetivo é realizar o percurso em menos de 345 dias estabelecendo, assim, o recorde do percurso de 23 mil quilômetros.

Esta é a segunda tentativa de Valdeni de bater o recorde de 345 dias, que pertence ao curitibano Sílvio Marchiori. “É uma revanche”, contou. Da última tentativa, que falhou por dois dias, ficaram aprendizados como não perder muito tempo nas cidades em que ele descansa. “A gente vem mais bem preparado, com outra experiência. O que fazia de errado na outra não faz mais agora”, garante.

A parada em Curitiba, contudo, é uma exceção especial para Valdeni. Na primeira passagem pela cidade ele fez amizade com um casal de ciclistas que o ajudaram, e agora merecem dois dias da atenção do aspirante a recordista. “É um cara muito legal, eu falei que quando chegasse a Curitiba ia passar dois dias com ele. Para você ter uma ideia, ele é tão legal que cedeu a cama para mim e está dormindo no sofá da sala com a esposa”. Nas outras capitais, o ritmo necessário para alcançar o recorde impõe apenas um dia de descanso.

Essa ajuda das pessoas que Valdeni encontra pelo caminho é crucial para o sucesso da expedição, já que ele não conta com nenhum patrocínio. “São dois rapazes que me ajudam com a manutenção da bicicleta, e um pouco de dinheiro da minha mãe e da minha namorada. Os caminhoneiros também ajudam muito na parte da alimentação”, diz o ciclista.

Foi com esse pouco dinheiro que ele conseguiu consertar sua bicicleta após um acidente sofrido no Rio de Janeiro. Ele conta que pedalava pela cidade quando foi atropelado, mas os machucados não chegaram a ser graves. “Tá no jeito”, comemorou.

Valdeni tem até o mês de setembro para cumprir a meta que se propôs, mas estima que irá chegar até o destino final, Macapá, muito antes disso – em abril. Ele saiu do Amazonas, passou por Porto VelhoCuiabáGoiâniaBrasíliaPalmasBelémSão LuísTeresina,FortalezaNatalJoão PessoaRecifeMaceióAracajuSalvadorVitóriaBelo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Depois de Curitiba, ele desce para Florianópolis ePorto Alegre, para depois subir em direção a Campo Grande.

Promessa

O ciclismo entrou na vida de Valdeni em 2008, quando ele percorreu nove estado em cinco meses para cumprir uma promessa. Ele não entra em muitos detalhes sobre esse período de sua vida, mas conta, brevemente, que “vivia em um mundo errado”. Ele diz que chegou a ser preso seis vezes, mas “graças a Deus isso passou”.

Essa história e o possível recorde ele pretende narrar mais detalhadamente em um livro logo após encerrar seu ciclo em abril. “Assim que arrumar uma editora”, contou

(Visited 3 times, 1 visits today)

Close