por 11:25 Cascavel, Destaques, Saúde

Cascavel conta com pré-cadastro facilitado para o programa Remédio em Casa

Embora 2020 tenha sido um desafio em muitos aspectos para a gestão em saúde, a Assistência Farmacêutica (AF) da Secretaria de Estado da Saúde teve avanços e ampliação de serviços. Superando a expectativa de aumento da quantidade de usuários para o ano, até novembro de 2020 a AF atendeu 277.316 usuários de medicamentos do componente especializado e elenco complementar da Secretaria da Saúde.

Entre as metas estipuladas no Plano Estadual de Saúde 2019 – 2023, algumas foram colocadas em prática pela urgência estabelecida pela pandemia pelo novo coronavírus, como a expansão do programa Remédio em Casa, dispensação de medicamentos de forma antecipada e ampliação de municípios com entrega aos usuários.

O armazenamento e a logística de todos os insumos são realizados pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), unidade responsável que responde à distribuição e abastecimento de unidades da Secretaria da Saúde.

O secretário Beto Preto afirma que o avanço percebido na Assistência Farmacêutica reflete na segurança das estruturas que o Estado já tem. “Sabemos que foi um ano difícil, foi um ano de adaptações e adequações e a farmácia foi uma área que utilizou a necessidade como oportunidade de crescimento”, afirmou.

Para ele, a forte estrutura vai propiciar inclusive a eficiência na distribuição de insumos para imunização da Covid. “Nossa estrutura de armazenamento e distribuição é excelente. Conseguimos, por exemplo, monitorar e abastecer os hospitais desde março para que não ficassem sem medicamento, como ocorreu em muitos outros Estados”, diz o secretário. “Além disso, nossa capacidade de entrega é muito eficiente, contamos, inclusive, com essa estratégia segura para a distribuição das vacinas contra o novo coronavírus, quando as tivermos”.

O pré-cadastro de novos usuários residentes Cascavel também pode ser feito por meio da página da Secretaria. Nesse pré-cadastro o usuário pode enviar exames, laudos e demais documentos de forma eletrônica. A ferramenta foi desenvolvida pela Celepar e tem como objetivo evitar o deslocamento do paciente até a farmácia para realizar essa etapa.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com