por 17:31 Sem categoria

CASA DA SEMILIBERDADE SERÁ INAUGURADA EM FOZ DO IGUAÇU, ANUNCIA DOBRANDINO

CASA DA SEMILIBERDADE SERÁ INAUGURADA EM FOZ DO IGUAÇU, ANUNCIA DOBRANDINO

O deputado estadual, Dobrandino da Silva (PMDB), disse nesta quinta-feira (13) que Foz do Iguaçu passará a contar em breve com uma Casa de Semiliberdade – equipamento voltado para adolescentes cumprirem medidas socioeducativas. “A secretária Thelma Alves (da Criança e da Juventude) nos adiantou que essa casa está em fase final de construção e será inaugurada ainda neste primeiro semestre”, disse Dobrandino.

Na construção da casa, com capacidade de 12 adolescentes, o Governo do Estado investiu R$ 318 mil. Nela, o adolescente exerce atividades externas durante o dia e dorme na unidade à noite. A casa tem cerca de 200 metros quadrados, com seis quartos, três banheiros, área social (copa, cozinha e sala), sala de estudos, churrasqueira, quadra esportiva e jardim, onde também são feitas atividades educativas.

A estrutura conta com educadores, psicólogos e assistentes sociais. Os adolescentes são responsáveis pela limpeza e organização do ambiente. A casa propicia aos adolescentes um processo educativo de compromisso comunitário vivenciando atividades em grupos e preparando-os para liberdade, com o devido respeito às normas.

PROGRAMA – Previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, as casas de semiliberdade abrigam os adolescentes por um período de seis meses a três anos. O encaminhamento judicial para este programa vale apenas para aqueles que não cometeram delitos graves. A maioria das infrações é por furto. Os internos são avaliados a cada seis meses. O laudo é encaminhado para o juiz que pode definir nova medida, mais branda ou mais pesada, de acordo com o comportamento do adolescente.

Como é um programa de semiliberdade, a opção de ingresso cabe ao próprio adolescente. Inicialmente ele passa um período na escola e outro na casa. À medida que o interno se insere nas atividades, ganha o direito de passar períodos fora da casa e os fins de semana, nas casas dos pais ou responsáveis. O programa tem ainda atividades que são feitas fora da casa em parceria com organizações não-governamentais e clubes esportivos que organizam passeios, atividades físicas e de lazer.

ATITUDE – Outro programa que será desenvolvido em Foz em apoio aos adolescentes é o Atitude, que concentra recursos financeiros e de pessoal para melhorar os resultados de ações preventivas no combate à violência.

Para este programa há parcerias com as secretarias estaduais da Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Segurança, Trabalho e, para os próximos meses também participarão as secretarias da Agricultura, Cultura e Paraná Esporte.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com