Arquivos

Categorias

Câmara de Guarapuava comemora hoje 159 anos com várias homenagens

Hoje, em Guarapuava, a Câmara Municipal comemora 159 anos, noticia o site O Super Informado. Uma Sessão Solene vai celebrar a data.

O ex-prefeito Nivaldo Kruger, que também foi vereador no município, convidado pelo presidente João Napoleão, vai falar sobre a história de legislativo guarapuavano.

Na ocasião, cidadãos ilustres serão agraciados com títulos beneméritos e honorários. Os homenageados são: Edson Carlos Segantini da Silva, Anisio Licheski, Padre Acácio Evencio de Oliveira e o Professor Antonio Carlos de Paula,cidadãos honorarios. O senhor Paulo Ernesto Siqueira Martins recebe o título de cidadão benemérito.

Um pouco da historia

A Câmara Municipal de Guarapuava completa nesta data 159 anos de existência. Uma história rica em conquistas. Um ano após a Freguesia de Nossa Senhora de Belém conquistar a condição de Vila, no dia 9 de abril de 1853 foi instalada a Câmara Municipal de Guarapuava, Pelo Império de Dom Pedro II.

Naquela época os Vereadores eram chamados de Camaristas (camarista camareiro real; fidalgo a serviço do rei; vereador municipal). De 1853 a 1891 durante o império, no Brasil Colônia, as Câmaras Municipais tinham grande importância. Elas exerciam funções executivas, legislativas e judiciais.

Expediam as chamadas posturas e fiscalizavam sua execução, conforme previam as Ordenações imperiais.Os Vereadores detinham poderes absolutos para legislar e Governar, e prestavam contas de seus trabalhos a Província de São Paulo.A primeira Câmara de Guarapuava era composta por 4 Camaristas; Presidente:Major Manoel Marcondes de Sá e os Camaristas Antonio de Sá Camargo,Francisco Ferreira da Rocha Loures e Joaquim Jose Lacerda.Suplentes:Pedro de Siqueira Cortes,Hermenegildo Alves de Araújo e Francisco Jose dos Santos.

Em 1892 com o fim do Império e inicio da Monarquia,foi eleito o primeiro Prefeito de Guarapuava ,Coronel Pedro Lustosa de Siqueira ,e apartir daquele momento sem poderes absolutos, os Vereadores passaram a legislar e fiscalizar os atos do Executivo. Por não ter um local próprio, os camaristas se reunião em suas próprias casas, mais tarde as reuniões eram realizadas na Capela que ficava nos fundos da Catedral Nossa Senhora de Belém,na seqüência a Câmara passou a funcionar no Prédio da Prefeitura na XV de Novembro,onde atualmente esta localizado o Banco Bradesco.

De 1977 ate 2000 funcionou no Edifício Nossa Senhora de Belém. No ano de 2000 na gestão do Presidente Valtair Siqueira Alberti, foi construído o prédio Próprio do Legislativo Guarapuavano.Os nossos Vereadores, senhoras e senhores, têm o compromisso de transformar a nossa Câmara no centro das grandes decisões, que devem fundamentar-se nos princípios constitucionais do Estado Democrático de Direito e da Soberania Popular