Escrito por 8:45 Brasil, Cotidiano, Economia, Mundo, Política, Sem categoria

Brasileiros protestam em Nova York, Berlim, Dublin e Montreal

manifesto dublin

de OGlobo.com

Em sintonia com as últimas manifestações no país, brasileiros realizaram protestos no exterior neste domingo. Em Dublin (foto), na Irlanda, manifestantes carregavam cartazes como “Desculpe o transtorno, nós estamos construindo um novo Brasil”; ou “Protesto não é crime, #vemprarua”.

Segundo um dos organizadores do ato, participaram 2 mil pessoas. Em Berlim, na Alemanha, cerca de 300 pessoas também protestaram. “É por direitos, não por centavos”, dizia um cartaz.

O ato também contou com a participação de turcos, que se uniram contra a reação da polícia às manifestações nos dois países. Em Montreal, no Canadá, manifestantes carregavam um grande cartaz, que dizia: ‘Democracia não tem fronteiras’.

Debaixo de chuva, os brasileiros cantaram o hino nacional. Já em Nova York, cerca de 100 pessoas se encontraram no Central Park.

Em Berlim, o protesto pacífico ocupou uma rua movimentada da cidade, a Kottbusser Damm, e a polícia acompanhou a movimentação.

Os brasileiros gritaram palavras de ordem em apoio aos protestos de São Paulo, criticaram os gastos federais para a Copa do Mundo, e pediram mais recursos para a saúde e educação:
– Copa do Mundo, eu abro mão! Quero dinheiro pra saúde e educação! (Veja vídeo da manifestação).

Close