Written by 12:00 Paraná, Saúde

Brasil tem 531 casos suspeitos de coronavírus; Paraná está com 13 e Curitiba, com 7

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (4), novo balanço da situação do coronavírus no País. Não há mudança no cenário nacional, ou seja, não há elementos que indiquem a circulação do coronavírus no país. Até o momento, 315 casos foram descartados e outros 531 são suspeitos para coronavírus e são investigados. As informações são do Bem Paraná.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou uma atualização no meio da tarde, com 13 casos suspeitos sob investigação, um a menos que um dia antes, quando eram 14. Um caso de Curitiba foi descartado. Já a Secretaria Municipal da Saúde da Capital divulgou balanço com sete casos ainda suspeitos.

Também foi confirmado, pelo Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal) do terceiro caso importado do novo coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

Kits
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou nesta quarta, no Rio de Janeiro, a distribuição de kits para o diagnóstico laboratorial do novo coronavírus (covid-19) para laboratórios centrais estaduais, que também passarão por um processo de capacitação para a realização dos testes. Atualmente, somente laboratórios de três estados – São Paulo, Pará e Goiás – realizam o diagnóstico, além da própria Fiocruz.

Os kits foram desenvolvidos no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).
Já a capacitação será conduzida pelo Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
A produção dos kits foi iniciada esta semana, diante da identificação dos primeiros casos da doença no Brasil.

(Visited 10 times, 1 visits today)

Close