Brasil registra menor média móvel de mortes desde o início da pandemia 0 1

Em 19 de abril de 2021 o Brasil registrou a maior média móvel de morte em decorrência da covid-19: cerca de 3 mil óbitos diários. Hoje (19), exatos seis meses após o ápice, o Ministério da Saúde informa que a vacinação em massa contra a doença surtiu efeito. Segundo a pasta, a queda no número de óbitos foi de quase 90% – tendência que se acumula desde junho.

O boletim divulgado na noite de ontem (18) mostra que a média móvel de mortes está em 379,5, acompanhada pela queda expressiva também no número de novos casos da doença, que está em 12,3 mil ao dia.

“Nós temos um Sistema Único de Saúde (SUS) forte, com mais de 38 mil salas de vacinação, capaz de vacinar mais de 2 milhões de brasileiros e um governo extremamente preocupado com a vida. Por isso, adquiriu mais de 550 milhões de doses de vacinas [contra a] covid-19, investiu bilhões com habilitação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) e vacinou mais de 90% da população brasileira com a primeira dose. Vacina é a saída para acabar com o caráter pandêmico da doença. Só assim vamos retornar para o nosso normal”, afirmou em nota o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Segundo Queiroga, o sucesso da ampla campanha de vacinação deve se estender para 2022 com a compra antecipada de 354 milhões de doses de vacinas aprovadas no país. O plano de vacinação para 2022 foi apresentado no início do mês de outubro.

“Nós já temos asseguradas mais de 300 milhões de doses para vacinar a nossa população. É uma vacinação um pouco diferente do que aconteceu em 2021, porque não é uma vacinação primária. Mas, o mais importante é: teremos doses de vacinas para todos”, declarou Queiroga.

O painel de vacinação do Ministério da Saúde mostra que mais de 108 milhões de brasileiros já cumpriram integralmente o esquema vacinal. Essa população corresponde a 68% do público-alvo da campanha do Programa Nacional de Imunização (PNI). A ferramenta informa, ainda, que 3,6 milhões de pessoas já tomaram a dose de reforço, recomendada para pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos (aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos) e profissionais de saúde.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confiança do consumidor cai e atinge menor nível desde abril 0 1

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 1,4 ponto na passagem de outubro para novembro deste ano. Com o resultado, o indicador chegou a 74,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor valor desde abril deste ano (72,5 pontos).

A confiança foi afetada tanto pela piora do Índice da Situação Atual, que avalia o presente, quanto pelo Índice de Expectativas, que avalia o futuro.

O Índice da Situação Atual caiu 2,1 pontos e atingiu 66,9 pontos. Já o Índice de Expectativas recuou 1 ponto, indo para 81,4 pontos.

“Apesar do avanço da vacinação [contra a covid-19], suas consequências favoráveis na redução de casos e mortes e flexibilização das medidas restritivas, o aumento da incerteza econômica diante de uma inflação elevada, política monetária restritiva e maior endividamento das famílias de baixa renda tornam a situação ainda desconfortável e as perspectivas ainda cheias de ameaças”, explicou a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt.

Saúde retoma repescagem da vacinação de adolescentes com 12 anos completos ou mais 0 3

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retoma a repescagem da primeira dose da vacina anticovid para os adolescentes com 12 anos completos ou mais a partir desta terça-feira (23/11). Poderão receber a vacina todos os nascidos até o dia 23 novembro de 2009. O atendimento será feito das 8h às 17h em 31 locais de vacinação.

Curitiba concluiu a convocação de adolescentes com 12 anos completos no dia 8 de novembro, porém teve que suspender a repescagem de primeira dose para esse grupo por falta de imunizantes da Pfizer, únicos destinados a esse público.

Com a chegada de novo lotes, a SMS convoca os adolescentes faltosos e aqueles que completaram 12 anos neste intervalo para receber a vacina.

A repescagem de primeira dose para adolescentes continuará enquanto houver estoque de imunizantes. Conforme os adolescentes completem a idade poderão buscar um dos pontos de vacinação para receber a primeira dose.

Agilidade

Para agilizar o processo de vacinação, a SMS orienta que os pais e/ou responsáveis façam o cadastro antecipado do adolescente, como seu dependente, na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação.

Levar o termo de consentimento preenchido com os dados do adolescente e assinado pelo responsável é outro passo para dar maior agilidade à vacinação. O documento está disponível para impressão no site Imuniza Já. O responsável deve preenchê-lo com os dados do adolescente e assinar.

Outras orientações

No dia da vacinação o adolescente deverá comparecer a um dos pontos acompanhado dos pais e/ou responsáveis pela assinatura do termo de consentimento.

Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF. Quem não possui documento com foto pode levar a certidão de nascimento, que deve ser apresentada com um documento com foto do responsável.

Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência com endereço de Curitiba, que pode estar no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação.

Para os casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.

Repescagem contínua

Quem não puder comparecer no dia da convocação ou quem está com a primeira ou segunda dose e até mesmo o reforço em atraso pode buscar os pontos de vacinação. A Saúde tem mantido a repescagem contínua para a segunda dose e dose de reforço. Confira quem pode receber a vacina:

Primeira dose

– Primeira dose para pessoas com 18 anos completos ou mais;
– Primeira dose para adolescentes com até 12 anos completos com ou sem comorbidades;
– Primeira dose para gestantes e puérperas (mães que tiveram bebê até 45 dias) com 12 anos completos ou mais.

Segunda dose

– Segunda dose agendada;
– Repescagem de segunda dose de pessoas anteriormente convocadas;

Dose de reforço

– Dose de reforço agendada;
– Repescagem de dose de reforço de pessoas anteriormente convocadas.

Locais de vacinação

Das 8h às 17h

1 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

2 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

3 – US Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

4 – US Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto

5 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

6 – US Tingui
Rua Nicolau Salomão, 671 – Tingui

7 – Fernando Noronha
Rua João Mequetti, 389 – Santa Cândida

8 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

9 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne 57 – Alto Boqueirão

10- US Vila Hauer
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

11 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

12 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

13 – US Cândido Portinari
Rua Durval Leopolpo Landal, 1529 –  Cidade Industrial

14 – US Oswaldo Cruz
Rua Pedro Gusso, 3749 – Cidade Industrial

15 – US Atenas
Rua Emilia Erichsen, 45 – Cidade Industrial

16 – US Caiua
Rua Arnaud Ferreira Vellozo, 200 – Cidade Industrial

17 – US Campo Alegre
Avenida das Industrias, 1749 – Cidade Industrial

18 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

19 – US Fanny/Lindoia
Rua Conde dos Arcos, 295 – Lindoia

20 – US Sagrado Coração
Rua Antônio Claudino, 375 – Pinheirinho

21 – US Vila Guaíra
Rua São Paulo, 1.495 – Guaíra

22 – US Santa Quitéria 2
Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria

23 – US Parolin
Rua Sergipe, 59 – Vila Guaíra

24 – US Santa Amélia
Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

25 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

26 – US Orleans
Avenida Vereador Toaldo Tulio, 4.577 – Orleans

27 – US Campina do Siqueira
Rua General Mário Tourinho, 1684 – Campina do Siqueira

28 – US Vista Alegre
Rua Miguel de Lazari, 85 Pilarzinho

29 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

30 – US Palmeiras
Rua João Batista Burbello, 12 – Tatuquara

31 – US Caximba
Estr. Delegado Bruno de Almeida, 7881 – Caximba

Most Popular Topics

Editor Picks

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com