Arquivos

Categorias

Brasil e o temido colapso no sistema de saúde

Em editorial, a Folha de São Paulo, afirma que chegou ao Brasil aquele momento temido da disseminação do novo coronavírus em que os sistemas de saúde, grandes cidades à frente, começam a entrar em colapso ou se avizinham dele. Na capital paulista, encontram-se ocupados 95% dos leitos de terapia intensiva de metade dos hospitais designados para tratar a Covid-19.

Alguns Estados já falam em requisitar de modo compulsório vagas de UTI na rede privada, para incluir na fila única do SUS. É uma possibilidade prevista em lei, mas alcaides, legisladores e governadores precisam proceder com cautela.seria abusivo confiscar leitos sem remunerá-los.


Segundo o Editorial, a Prefeitura de São Paulo deu exemplo e anunciou que pagará R$ 2.100 de diária por vaga ocupada, de modo a ressarcir ônus recaídos sobre os hospitais. Está buscando as instituições individualmente para negociar termos dessas parcerias, tendo já acordado a cessão de leitos com sete delas.


Onde houve maior dose de planejamento e aderência a recomendações de especialistas, não faltam até aqui leitos, intensivistas e respiradores. Isso não dá garantia de que não venham a faltar, pois ainda não há informações amplas e confiáveis sobre o comportamento da Covid-19 no país.

Em tal cenário, resta administrar com sensatez os recursos disponíveis. Ceder as tentações voluntaristas, como a de confiscar leitos à base de canetadas, tende a desorganizar a rede privada sem garantir a qualidade no atendimento do SUS.