Aumento da expectativa de vida não considera efeitos da covid-19 0 8

 

O aumento da expectativa de vida ao nascer no país em 2020 era de 76,8 anos, uma alta de 2 meses e 26 dias em relação ao ano anterior (76,6 anos). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no entanto, a idade foi estimada caso o país não tivesse passado pela pandemia de covid-19. Portanto, o IBGE não considera a crise de mortalidade provocada pela doença naquele ano.

De acordo com o IBGE, sem considerar os efeitos da covid-19, a expectativa de vida para os homens era de 73,3 anos em 2020. Já para as mulheres, a esperança de vida era de 80,3 anos, no ano.

O IBGE explicou que uma análise do aumento de óbitos acarretado pela pandemia para o Brasil e cada unidade da federação foi feita na publicação das Estatísticas do Registro Civil, na semana passada.

A expectativa de vida é parte da pesquisa chamada Tábuas de Mortalidade, que são calculadas a partir de projeções populacionais, baseadas nos dados dos censos demográficos.

“Após a divulgação dos resultados de cada Censo Demográfico, o IBGE elabora novas tábuas de mortalidade projetadas. As últimas tábuas foram construídas e projetadas a partir dos dados de 2010, ano de realização da última operação censitária no Brasil. Da mesma forma, um novo conjunto de tábuas de mortalidade será elaborado após a publicação dos resultados do Censo 2022, quando o IBGE terá uma estimativa mais precisa da população exposta ao risco de falecer e dos óbitos observados na última década”, informa nota do IBGE.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde retoma repescagem da vacinação de adolescentes com 12 anos completos ou mais 0 3

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retoma a repescagem da primeira dose da vacina anticovid para os adolescentes com 12 anos completos ou mais a partir desta terça-feira (23/11). Poderão receber a vacina todos os nascidos até o dia 23 novembro de 2009. O atendimento será feito das 8h às 17h em 31 locais de vacinação.

Curitiba concluiu a convocação de adolescentes com 12 anos completos no dia 8 de novembro, porém teve que suspender a repescagem de primeira dose para esse grupo por falta de imunizantes da Pfizer, únicos destinados a esse público.

Com a chegada de novo lotes, a SMS convoca os adolescentes faltosos e aqueles que completaram 12 anos neste intervalo para receber a vacina.

A repescagem de primeira dose para adolescentes continuará enquanto houver estoque de imunizantes. Conforme os adolescentes completem a idade poderão buscar um dos pontos de vacinação para receber a primeira dose.

Agilidade

Para agilizar o processo de vacinação, a SMS orienta que os pais e/ou responsáveis façam o cadastro antecipado do adolescente, como seu dependente, na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação.

Levar o termo de consentimento preenchido com os dados do adolescente e assinado pelo responsável é outro passo para dar maior agilidade à vacinação. O documento está disponível para impressão no site Imuniza Já. O responsável deve preenchê-lo com os dados do adolescente e assinar.

Outras orientações

No dia da vacinação o adolescente deverá comparecer a um dos pontos acompanhado dos pais e/ou responsáveis pela assinatura do termo de consentimento.

Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF. Quem não possui documento com foto pode levar a certidão de nascimento, que deve ser apresentada com um documento com foto do responsável.

Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência com endereço de Curitiba, que pode estar no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação.

Para os casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.

Repescagem contínua

Quem não puder comparecer no dia da convocação ou quem está com a primeira ou segunda dose e até mesmo o reforço em atraso pode buscar os pontos de vacinação. A Saúde tem mantido a repescagem contínua para a segunda dose e dose de reforço. Confira quem pode receber a vacina:

Primeira dose

– Primeira dose para pessoas com 18 anos completos ou mais;
– Primeira dose para adolescentes com até 12 anos completos com ou sem comorbidades;
– Primeira dose para gestantes e puérperas (mães que tiveram bebê até 45 dias) com 12 anos completos ou mais.

Segunda dose

– Segunda dose agendada;
– Repescagem de segunda dose de pessoas anteriormente convocadas;

Dose de reforço

– Dose de reforço agendada;
– Repescagem de dose de reforço de pessoas anteriormente convocadas.

Locais de vacinação

Das 8h às 17h

1 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

2 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

3 – US Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

4 – US Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto

5 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

6 – US Tingui
Rua Nicolau Salomão, 671 – Tingui

7 – Fernando Noronha
Rua João Mequetti, 389 – Santa Cândida

8 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

9 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne 57 – Alto Boqueirão

10- US Vila Hauer
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

11 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

12 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

13 – US Cândido Portinari
Rua Durval Leopolpo Landal, 1529 –  Cidade Industrial

14 – US Oswaldo Cruz
Rua Pedro Gusso, 3749 – Cidade Industrial

15 – US Atenas
Rua Emilia Erichsen, 45 – Cidade Industrial

16 – US Caiua
Rua Arnaud Ferreira Vellozo, 200 – Cidade Industrial

17 – US Campo Alegre
Avenida das Industrias, 1749 – Cidade Industrial

18 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

19 – US Fanny/Lindoia
Rua Conde dos Arcos, 295 – Lindoia

20 – US Sagrado Coração
Rua Antônio Claudino, 375 – Pinheirinho

21 – US Vila Guaíra
Rua São Paulo, 1.495 – Guaíra

22 – US Santa Quitéria 2
Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria

23 – US Parolin
Rua Sergipe, 59 – Vila Guaíra

24 – US Santa Amélia
Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

25 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

26 – US Orleans
Avenida Vereador Toaldo Tulio, 4.577 – Orleans

27 – US Campina do Siqueira
Rua General Mário Tourinho, 1684 – Campina do Siqueira

28 – US Vista Alegre
Rua Miguel de Lazari, 85 Pilarzinho

29 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

30 – US Palmeiras
Rua João Batista Burbello, 12 – Tatuquara

31 – US Caximba
Estr. Delegado Bruno de Almeida, 7881 – Caximba

Reino Unido aprova entrada de turistas vacinados com CoronaVac 0 4

O Reino Unido passou a reconhecer a CoronaVac como uma vacina aprovada contra a covid-19 . A decisão consta em atualização sobre as regras relacionadas a vacinas contra a covid-19 e à entrada de turistas no país.

Com isso, turistas brasileiros que desejem viajar para o Reino Unido e tenham sido imunizados com a CoronaVac podem apresentar o certificado de vacinação para entrar no local.

Além da CoronaVac, também foram reconhecidas as vacinas Sinopharm Beijing e Covaxin. Na decisão anunciada hoje (22), foram incluídos novos países com possibilidade de entrar no país com prova de vacinação.

Estão no grupo, por exemplo, Bolívia, Equador, Bielorrúsia, República Dominicana, República Democrática do Congo, Laos, Líbia, Moçambique, Senegal, Zâmbia e Zimbábue.

Most Popular Topics

Editor Picks

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com