por 15:05 Destaques

Assembleia Legislativa do Paraná arrecada mais de 30 mil absorventes para combater pobreza menstrual

A Assembleia Legislativa do Paraná, por meio da Procuradoria da Mulher, já arrecadou mais de 30 mil unidades de absorventes descartáveis em apoio à campanha “Dignidade Feminina”, que trabalha no combate à pobreza menstrual. A campanha apoiada pela Assembleia é uma idealização do Coletivo Igualdade Menstrual. As doações poderão ser feitas até o dia 28 de maio, data de celebração do Dia Internacional da Saúde da Mulher. Todo o volume arrecadado será repassado para escolas estaduais, que mantém estoques de absorventes para doarem a meninas em situações de vulnerabilidade.

 O tema vem ganhando cada vez mais visibilidade em órgãos de apoio à pauta feminina. Em consonância ao assunto, tramita na Casa o projeto de lei 944/2019, que prevê a distribuição de absorventes íntimos em escolas da rede estadual e nas unidades básicas de saúde do Estado. A inciativa garante, segundo a justificativa, dignidade às adolescentes nas escolas públicas e mulheres que procuram atendimento de saúde, uma vez que é destinado às cidadãs em vulnerabilidade social e econômica. O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia (CCJ) e aguarda parecer das demais comissões temáticas.

O projeto, de autoria dos deputados Boca Aberta Junior (PROS), Goura (PDT), Cristina Silvestri (CDN), Mabel Canto (PSC), Cantora Mara Lima (PSC), Luciana Rafagnin (PT), Michele Caputo (PSDB) e Luiz Cláudio Romanelli (PSB), quer evitar que jovens paranaenses abandonem a escola durante o período menstrual.

É o que destaca Rose Traiano, mulher do presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), e uma das coordenadoras do grupo Ações Solidárias da Assembleia, formado por deputadas e esposas de parlamentares. “Esta é uma iniciativa de extrema importância da Procuradoria da Mulher e da Assembleia Legislativa. O absorvente é um item de higiene básica. Estudos apontam que uma a cada quatro meninas já faltaram às aulas por falta de absorventes. Temos de nos unir para levar mais dignidade para estas jovens”, frisou.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com