por 17:46 Sem categoria

AR-CONDICIONADO: Falta de limpeza mensal coloca a saúde em risco

AR-CONDICIONADO: Falta de limpeza mensal coloca a saúde em risco

As altas temperaturas registradas de maneira cada vez mais intensas em épocas de verão têm aumentando a compra de aparelhos de ar-condicionado. Entretanto, muitos adquirem os equipamentos e esquecem de fazer a manutenção regular.

O inspetor do Crea-PR de Cascavel e engenheiro mecânico, Marcelo Menoncin, recomenda a limpeza mensal dos aparelhos para evitar problemas de saúde. Em relação às empresas que contam com aparelhos acima de 60 mil BTUs ou superior a 5 TRs (Toneladas de Refrigeração) precisam de um profissional responsável para acompanhar o serviço. “Existes muitas empresas que realizam esses serviços bimestralmente, colocando em risco a saúde das pessoas nos ambientes”.

Por definição, o processo de tratamento do ar é destinado a manter os níveis adequados de qualidade do ar interior para controle da temperatura, umidade, velocidade, material particulado, partículas biológicas e teor de dióxido de carbono (CO²). Em síntese, muito mais do que manter uma temperatura agradável, os sistemas de ar condicionado precisam manter a qualidade do ar de um ambiente.

Poucas pessoas sabem que a falta de limpeza ou manutenção correta nos sistemas e aparelhos de ar-condicionado pode comprometer a saúde dos usuários e também afetar a durabilidade dos equipamentos. Sem manutenção os aparelhos podem tornar-se viveiros para microorganismos nocivos à saúde, como bactérias, fungos, protozoários e outros agentes biológicos. Para se evitar problemas, é fundamental contar com o acompanhamento de profissionais habilitados junto ao CREA-PR, para o projeto, a instalação e manutenção periódica de sistemas de ar-condicionado.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com