Arquivos

Categorias

Agricultura e o Paraná sabem como enfrentar a crise, afirma Beto Richa

Governador Beto Richa participa do evento Segmento Público e Privado Vinculado ao Agronegócio, promovido pela Organização das Cooperativas do Paraná, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. Na foto, e/d: ministro Blairo Maggi, presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, governador Beto Richa e o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara. Curitiba, 07/07/2016. Foto: Orlando Kissner/ANPr

O governador Beto Richa destacou nesta sexta-feira, 8, a potência e os avanços da agropecuária do Paraná e lembrou que, no Brasil, o setor tem, historicamente, salvado a balança comercial. “Em especial neste ano de recessão econômica sem precedentes, a agricultura, mais uma vez, está presente para amenizar os efeitos da crise no País e também em nosso Estado, que é um forte produtor agrícola”, disse Richa ao ministro Blairo Maggi (Agricultura) durante encontro da Ocepar.

A importância estratégica do setor também foi enfatizada pelo ministro Blairo Maggi. “A saída para tirar o país da crise econômica é a agricultura e a pecuária. O setor industrial levará mais tempo para se recuperar deste cenário de recessão, por isso é nossa responsabilidade tornar o setor agrícola mais competitivo, para que o Brasil entre nos trilhos novamente”, disse Maggi.

No Paraná, o setor conta com o apoio do Governo do Estado, afirmou Richa. “Em especial as cooperativas, que são responsáveis por parte significativa da nossa produção”, afirmou ele. O BRDE bateu recorde de financiamento para as cooperativas agropecuárias nos últimos cinco anos no Paraná. Foram contratados R$ 2,46 bilhões entre 2011 e 2015. Neste ano, só para os produtores rurais foram liberados mais R$ 270,5 milhões.

“Nosso apoio é total ao agronegócio, o que não podia ser diferente, já que milhões de empregos são gerados na cadeia do agronegócio e da agroindústria do Estado”, explicou Richa. “Todas as cooperativas do Paraná receberam estímulos do nosso governo, seja pelo BRDE seja pelo programa de incentivo fiscal Paraná Competitivo, para ampliar estrutura e produção”.

Foto: Orlando Kissner/ANPr