Written by 9:14 Sem categoria

Ação contra aumento do pedágio

O deputado Estadual Cleiton Kielse (PEN) e o Fórum Nacional Contra o Pedágio protocolaram nesta quinta-feira (29), medida cautelar na Justiça Federal do Paraná, contra o reajuste das tarifas de pedágio nas estradas do Estado.

Segundo o deputado, o aumento é abusivo já que as empresas lucram o suficiente e não cumprem com o contrato original. “Devido a estes aumentos abusivos e a não execução das obras necessárias, nós estamos acompanhando o Fórum Nacional Contra os Pedágios para que este reajuste não ocorra enquanto as concessionárias não executem as obras de duplicações de fundamental importância para o Paraná” declarou Kielse.

Arrecadação bilionária – Segundo o parlamentar houve desde 2002 um incremento de um milhão e 800 mil veículos na frota paranaense que já atinge mais de seis milhões de automóveis.

“São quase dois bilhões de reais arrecadados pelas empresas de pedágio em 2012, portanto, não é necessário nenhum aumento. O que é preciso é a execução de obras de duplicações nas estradas. Obras estas que são devidas à nossa população” informou.

De acordo com os números citados por Kielse, as concessionárias obtiveram mais de 15 bilhões de reais de lucro líquido nos 15 anos de concessão. São mais de 20 bilhões de reais arrecadados no período e menos de três bilhões de reais investidos em obras.

Alta lucratividade – “Nós queremos que as concessionárias invistam o percentual devido ao povo do Paraná. Não posso imaginar uma empresa com uma lucratividade de 60, 70 por cento de lucro líquido em cima dos produtores do Paraná, do comércio e das donas de casa sendo que este preço é embutido no preço final. Eu quero que eles façam as obras, dupliquem as rodovias, deem segurança à população das rodovias que são pedagiadas e que tenham um preço justo. É só isso que eu quero. Que exista justiça social nas praças de pedágio” concluiu o deputado kielse.

(Visited 2 times, 1 visits today)

Close