Written by 10:19 Coluna Boca Maldita

Coluna Boca Maldita desta sexta, 31

Boca Maldita: Coluna Boca Maldita desta sexta, 31

Consenso
O prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, o Teixeirinha, é o candidato de consenso à presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). A eleição será nesta sexta (31), a partir das 9h30, na sede da entidade em Cascavel. Com 52 cidades associadas, a Amop é reconhecida por instituições de governo, iniciativa privada e terceiro setor como mais bem organizada e eficiente de todas as 19 entidades do gênero do estado e também do Brasil. Teixeirinha substituirá, para mandato de um ano, o ex-prefeito de Tupãssi, José Carlos Cal Mariussi.

Composição
Integram a chapa “A força vem da União” os prefeitos Aparecido José Weiller Júnior (Jesuítas), Wlademir Barella (Iguatu), Claudio Quadri (Capitão Leônidas Marques), Estanislau Mateus Franus (Cafelândia) e Germano Bonamigo (Céu Azul). Os suplentes são Luiz Carlos Ferri (Serranópolis do Iguaçu), Odair Guerreiro Oliveira (Braganey) e Ailton Caiero da Silva (Tupãssi).

15 anos e…
… quatro meses. Esta é a pena de condenação imposta pelo juiz federal Sérgio Moro condenou ao ex-presidente da Câmara responsável por aceitar o processo de impeachment de Dilma (PT), Eduardo Cunha (PMDB), por crimes de corrupção, de lavagem e de evasão fraudulenta de divisas. O peemedebista foi condenado em ação penal sobre propinas na compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobrás, em 2011.

Sem condições
Cunha afirmou ontem (30) que Moro “quer se transformar em um justiceiro político” e tenta usá-lo como “seu troféu em Curitiba”. “Esse juiz não tem condição de julgar qualquer ação contra mim, pela sua parcialidade e motivação política”, escreveu o peemedebista, após a publicação da sentença, de dentro do Complexo Médico Penal paranaense.

Mazza em livro
Memória viva do jornalismo e da política paranaense, o jornalista Luiz Geraldo Mazza, aos 86 anos, lança seu primeiro livro num formato tradicional – “A Verve e o Verbo” – no próximo dia 3, segunda-feira, às 19 horas, no bar Brahma, em Curitiba. Os textos reunidos são exemplos de todas as fases de seu trabalho e dos estilos que abraçou, desde reportagens, análises e ensaios até contos, crônicas e poemas. Ele escreve diariamente no jornal Folha de Londrina e faz comentários nas manhãs da rádio CBN da capital.

Enrolado
Parece que o inferno astral do ministro da Justiça, Osmar Serraglio, não vai passar tão cedo. A PGR tem em seu poder a sequência de cinco grampos telefônicos do fiscal federal Daniel Gonçalves Filho, preso na Operação Carne Fraca, desde o dia 17, acusado de corrupção envolvendo a fiscalização do Ministério da Agricultura em frigoríficos e empresas de processados. No áudio, ele é acionado por Serraglio (PMDB-PR), para saber sobre problemas que um frigorífico.

Enrolado II
No diálogo inicial, Serraglio se refere a Daniel Gonçalves como “o grande chefe”. O peemedebista era deputado federal e não é alvo da investigação deflagrada sexta (17).

R$ 2 bilhões
Este é o montante que a Lava Jato quer que o PP devolva aos cofres públicos. Além do partido, dez políticos da legenda, além de um ex-assessor parlamentar são citados na primeira ação movida contra um partido político com base nas investigações do esquema de propina instalado na Petrobras.

Saneamento
O governador Beto Richa e o ministro das Cidades, Bruno Araújo anunciaram quarta (29), em Curitiba, o investimento de R$ 362,3 milhões para ampliação de sistemas de água e esgoto no Paraná, beneficiando as populações de 23 municípios.

(Visited 4 times, 1 visits today)

Close