Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste sábado, 15

pesquisas-eleitorais

Pesquisas
Uma série de novas pesquisas vai agitar, no início da próxima semana, os bastidores políticos dos municípios do Paraná, onde ocorre o segundo turno das eleições. Desde segunda-feira (10), quatro novas pesquisas foram registradas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Instituto Nacional de Pesquisas e Editora (INPE) fará dois levantamentos – um em Maringá e outro em Ponta Grossa. Na última quinta-feira (13), foram registradas duas pesquisas, uma nova rodada do Instituto Opinião em Curitiba e outra do Instituto Veritá em Maringá.

Sem prisão
A partir deste sábado (15), nenhum candidato a prefeito que participará do segundo turno das eleições 2016 poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. A regra também vale para mesários e fiscais de partido, durante os exercícios de suas funções, como prevê o Código Eleitoral e vale até 48h após o término do pleito.

Rádio e TV
Também neste sábado ocorre a data-limite para o início do período de propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão, relativo ao segundo turno, observado o prazo final para a divulgação do resultado das eleições. O horário eleitoral é dividido em dois períodos diários de 20 minutos, tendo início às 7h e às 12h, no rádio, e às 13h e às 20h30, na televisão.

Sabatinados
Os candidatos a prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD), serão sabatinados por empreendedores da cidade na próxima segunda (17). O encontro, anota a Gazeta do Povo, é promovido pelo movimento “+ empreendedores + emprego”, formado por 15 entidades apoiadoras de causas empreendedoras, como Fiep, Sebrae, Endeavor, Aldeia Coworking, entre outras.

Sabatinados II
O movimento traz uma pauta mínima para que os candidatos se comprometam caso sejam eleitos. “São três pontos que vão ajudar a melhorar o ambiente empreendedor na cidade”, destaca a gerente regional da Endeavor no Paraná, Mariana Foresti.

Nacional
O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, recebeu quinta (13) o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). No encontro, eles discutiram meios para agilizar a aprovação do projeto de lei que cria o Registro Civil Nacional (RCN), proposta de autoria da Justiça Eleitoral em parceria com o Poder Executivo.

Nacional II
O RCN utilizará as bases de dados biométricos da Justiça Eleitoral, do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil e outras informações biográficas ou biométricas contidas em bases de dados da Justiça Eleitoral ou disponibilizadas por outros órgãos. Com o RCN, fica dispensada a apresentação dos demais documentos.

Educadores
Acontece no próximo dia 7 de novembro, a partir das 8h30, no Teatro Municipal de Cascavel, mais um Seminário de Educação da Amop. A expectativa é reunir 700 educadores de 52 municípios da região, que discutirão “O planejamento do trabalho pedagógico como fundamento teórico-prático do currículo: do plano da escola ao plano na sala de aula”.