por 16:30 Sem categoria

ZECA DIRCEU TEM A FORÇA DO NOROESTE

"Minha história é a mesma de muitos que se envolvem na política por ideal e, depois de certo tempo, são tomados pela descrença e resolvem tocar a vida. Sou filiado ao PTB, mas minha vida privada é a de empresário no ramo de laticínios e de bebidas como sucos, energéticos, chás etc., em Cruzeiro do Oeste e outras cidades e Estados do Brasil. E sinceramente, até há pouco tempo, eu não via muitos motivos para voltar a ter uma participação política ativa.

Em 2004, minha vida mudou, e para melhor. Um jovem filiado ao PT, querendo candidatar-se a prefeito, me convidou para que fosse seu vice. Este jovem era Zeca Dirceu, e seu dinamismo e suas ideias conseguiram convencer-me. Começou aí minha melhor e mais fecunda experiência. O desafio de ajudar a transformar Cruzeiro do Oeste num município pujante, onde a população recebesse os benefícios do desenvolvimento, empolgou a todos nós." Trecho do artigo do prefeito Valter Rocha (PT), o Valtinho, de Cruzeiro do Oeste.

por 16:29 Sem categoria

ZECA DIRCEU TEM A FORÇA DO NOROESTE

ZECA DIRCEU TEM A FORÇA DO NOROESTE

Valter Rocha (Valtinho)

Minha história é a mesma de muitos que se envolvem na política por ideal e, depois de certo tempo, são tomados pela descrença e resolvem tocar a vida. Sou filiado ao PTB, mas minha vida privada é a de empresário no ramo de laticínios e de bebidas como sucos, energéticos, chás etc., em Cruzeiro do Oeste e outras cidades e Estados do Brasil. E sinceramente, até há pouco tempo, eu não via muitos motivos para voltar a ter uma participação política ativa.

Em 2004, minha vida mudou, e para melhor. Um jovem filiado ao PT, querendo candidatar-se a prefeito, me convidou para que fosse seu vice. Este jovem era Zeca Dirceu, e seu dinamismo e suas ideias conseguiram convencer-me. Começou aí minha melhor e mais fecunda experiência. O desafio de ajudar a transformar Cruzeiro do Oeste num município pujante, onde a população recebesse os benefícios do desenvolvimento, empolgou a todos nós.

Cruzeiro do Oeste era uma cidade esquecida. Nosso povo não tinha confiança na ação pública nem esperança de melhorar substancialmente de vida. Hoje, podemos dizer que nossos cidadãos têm orgulho de viver no município e vivenciam e apóiam as mudanças radicais que implementamos. É preciso dizer que o comandante-mor deste processo foi o prefeito Zeca Dirceu.

Desenvolvimento, transparência, boa aplicação do dinheiro público, prioridade para os investimentos sociais e participação popular. Estes foram os princípios que nortearam nossa administração. Em primeiro lugar, era óbvio que precisávamos de recursos para investimentos e estes só poderiam advir de incentivos ao setor produtivo.

Era necessário que empresas se instalassem em Cruzeiro do Oeste, sem que isso significasse desatenção para com o setor produtivo tradicional do município. Conseguimos. Em apenas cinco anos, mais de 100 empresas confiaram em nossa administração e vieram produzir aqui, gerando com isso centenas de empregos.

Com sua economia florescendo, o município teve recursos para investir em sua infraestrutura, melhorando as estradas rurais, aprimorando o serviço de água e esgotos. O que marcou mais, porém, foram os investimentos nas áreas sociais. Em Saúde, por exemplo, a administração chegou a investir 29 % do orçamento municipal no ano de 2009, muito mais do que os 15% estipulados pela lei.

Na educação, a administração de Zeca Dirceu garantiu ensino integral para 60% das crianças da rede municipal. Instituímos o plano de cargos e salários para os funcionários, reformamos e ampliamos todas as escolas municipais, que passaram a contar com refeitórios e quadras esportivas. Mais de 700 estudantes da educação superior foram beneficiados com a gratuidade do ensino.

Fizemos 220 assembléias do Orçamento Participativo e abrimos as portas da Prefeitura para que a população pudesse fiscalizar o andamento dos trabalhos. O mesmo espírito de democracia e transparência levou Zeca Dirceu a determinar que todas as licitações públicas fossem feitas em salas literalmente sem paredes.

Zeca Dirceu recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor, entregue pelo Sebrae em Curitiba, no final de abril. Recebeu também o prêmio Mérito Municipalista, conferido pela Associação Brasileira dos Municípios às 100 melhores administrações municipais do país. Ambas as distinções foram mais do que merecidas.

Tornei-me prefeito em abril, quando Zeca Dirceu deixou o cargo para enfrentar outro desafio, o de candidatar-se a deputado federal. Recebi a Prefeitura com R$ 3 milhões em caixa e mais R$ 8 milhões em convênios firmados com os governos estadual e federal. Nosso trabalho vai continuar, com base nos mesmos princípios e na mesma determinação.

Temos agora um compromisso: levar Zeca Dirceu a ser nosso representante eleito na Câmara dos Deputados em Brasília. Zeca Dirceu tem, sem sombra de dúvida, todos os predicados para cumprir esta tarefa: é jovem, determinado e empreendedor. Luta por justiça social, democracia e cidadania. Certamente seu mandato será o mandato de toda a população de Cruzeiro do Oeste, da região Noroeste e do Paraná.

*Valter Rocha é prefeito de Cruzeiro do Oeste

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com