0 Shares 164 Views

Whatsapp está se tornando a principal fonte de informação dos brasileiros, segundo pesquisa.

10 de dezembro de 2019
164 Views

A força do WhatsApp no cotidiano do brasileiro é bem maior do que se imaginava e uma pesquisa recente revelou que o aplicativo de mensagens está avançando rapidamente para se tornar a principal fonte de informações dos usuários.

O levantamento realizado pelo Reuters Institute e Universidade de Oxford entrevistou mais de de 70 mil internautas em 36 países para avaliar suas fontes preferenciais de notícias.

Por enquanto, o Facebook segue na liderança no Brasil como principal fonte de informações, com 66% dos entrevistados revelando que utiliza a rede social com esse propósito. Mas o estudo detectou uma queda significativa de 12% em relação aos resultados computados no ano passado. Em paralelo, o volume de usuários que consome notícias primariamente através do WhatsApp disparou 7% no período, alcançando a marca de 46% dos pesquisados.

Os pesquisadores atribuem essa diminuição da diferença a dois fatores: o primeiro deles foi a mudança do algoritmo do Facebook, que passou a priorizar postagens de amigos e familiares na linha do tempo em detrimento de conteúdo noticioso ou de páginas. O segundo fator é a inequívoca ascensão do WhatsApp em termos de popularidade, impulsionado pelo crescimento ininterrupto das plataformas móveis e por suas próprias características.

Gratuidade e privacidade também são apontados como razões para a pesada presença do WhatsApp em alguns mercados, como Ásia e América Latina. “Mensagens privadas e fechadas permitem que usuários compartilhem sem medo ou vergonha – compartilham significativamente mais fotos do que em redes abertas como o Facebook”, explicam os responsáveis pelo levantamento. Para fins de comparação, nos Estados Unidos, seu país de origem, o WhatsApp foi a fonte de informações escolhida por somente 3% dos entrevistados.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.