por 13:47 Sem categoria

Welter reapresenta projeto de lei sobre a Araucária

Welter reapresenta projeto de lei sobre a Araucária
 
A proposiçâo defende a proteção do pinheiro do Paraná através da sua utilização sustentável

O deputado Elton Welter reapresentou projeto de lei  que trata da preservação e do uso sustentável do Pinheiro do Paraná, a Araucária e estabelece  uma série de mecanismos, incentivos e procedimentos para recompensar quem protege o meio ambiente e punir com mais rigor quem o degrada.  

O projeto apresenta uma visão diversa do que hoje se tem com relação à preservação da Araucária. A posição extrema da legislação atual de proibir qualquer forma de uso do Pinheiro está gerando efeitos inversos aos pretendidos, de modo que quase ninguém mais plante um só pinheirinho e ainda arranque os que nascem quando pequenos, pois depois serão intocáveis. Assim, a continuar do jeito que está, ao invés de aumentar a população dos pinheiros, vamos ficar lutando apenas para preservar os atuais existentes.

A proposta normatiza condições de uso sustentável do pinheiro paranaense e também introduz compensações para quem o preservar, para reparar perdas financeiras impostas ao proprietário devido à restrição da utilização de área rural, bem como incentiva a exploração dos produtos não madeiráveis, como o pinhão e outros subprodutos.

Operações conjuntas do Ibama e da Polícia Federal realizadasno ínicio do ano localizaram 65 pontos de desmatamento, que resultaram em R$ 6 milhões em multas e 1,3 mil metros cúbicos de madeira apreendida no Centro-Sul do Paraná. Nos últimos seis meses, sobrevoos de helicóptero e incursões por terra apontam que o desmate equivale a 30 caminhões carregados de árvores nativas por dia.

Fechar