Arquivos

Categorias

Vulcão que trouxe cinzas ao Brasil em 1993 entra em erupção

Coluna de cinzas de seis quilômetro se ergue sobre o Norte do Chile depois do evento eruptivo do vulcão Láscar na região de San Pedro do Atacama

Um pulso eruptivo foi registrado na tarde deste sábado a mais de 1.600 quilômetros ao Norte de Santiago no vulcão Láscar, em San Pedro de Atacama, obrigando as autoridades a ativar protocolos de emergência em nível comunitário.

De acordo com relatos preliminares publicados na mídia local, uma forte erupção seguida de um extenso cogumelo de cinzas ocorreu em frente à pequena cidade de Talabre, chamando a atenção dos habitantes da área desértica.

As estações de monitoramento Sernageomin, instaladas nas proximidades do vulcão Láscar, registraram um terremoto associado à dinâmica dos fluidos no interior do sistema vulcânico às 12h36, publicou o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin). Informou MetSul

“O Comitê Operacional de Emergência comunitário já está ativado. Neste momento, equipes municipais estão indo a Talabre para avaliar a evacuação preventiva”, compartilhou por sua vez o prefeito de San Pedro de Atacama, Justo Zuleta.

Como resultado desse aumento na atividade do Lascar, “uma coluna eruptiva com alta carga piroclástica de aproximadamente 6.000 metros acima do nível da cratera foi gerada”, afirmou o relatório. O VAAC de Buenos Aires, que faz alertas para a aviação sobre cinzas, publicou um primeiro aviso informando que o material vulcânico avança no sentido Sudoeste.

O Chile é o segundo país com mais vulcões do mundo e está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, com cerca de 90 vulcões potencialmente ativos e 60 deles com registros históricos.

O Láscar, a 5.592 metros acima do nível do mar, está localizado na região de Antofagasta e a 70 quilômetros da cidade de San Pedro de Atacama, um dos principais polos turísticos do norte do país sul-americano. Este vulcão, que registrou pulsos semelhantes em 2006 e 2015, entrou em erupção pela última vez em 1993.

Fonte: Cabeza News