por 18:10 Sem categoria

Vereadores que aprovaram comissão processante representam 6,6% da população

Vereadores que aprovaram comissão processante representam 6,6% da população

Durante entrevista coletiva, o prefeito Paulo Mac Donald fez uma análise da representatividade dos vereadores que aprovaram hoje a abertura da comissão processante. Somando os votos obtidos pelos oito vereadores na última eleição, o total representa 11,4% dos eleitores e apenas 6,6% da população de Foz. “É uma minoria” que votou para abertura de uma comissão que tem poderes para pedir o afastamento e até a cassação do mandato do prefeito, eleito em 2004 com 68.256 votos ou 49,4% do eleitorado.

Para aprovação do pedido, a Câmara tomou por base um decreto lei federal de 1967 que contraria legislações mais atuais como a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do Município. Pelas novas regras seria necessária a maioria absoluta de votos dos vereadores, ou seja, no mínimo dois terços (10 votos). Pela lei de 1967 a comissão foi aprovada pela maioria simples (8 votos a 5). O presidente, Carlos Budel, só votaria em caso de empate.

O prefeito Paulo Mac Donald disse na coletiva que está sendo vítima de mais uma tentativa de “golpe político”. Segundo ele, os vereadores que votaram favoráveis à abertura da comissão estão ligados aos adversários políticos que são pré-candidatos a prefeito. Quanto à denúncia de assédio moral contra um servidor, Paulo Mac Donald disse que é absolutamente infundada. “Mostrem na íntegra o meu diálogo com o rapaz que a população verá que com certeza não houve nada disso”.

O prefeito alertou que nos 90 dias que a comissão terá para apresentar o relatório, “os adversários vão inventar fatos mentirosos, criar situações constrangedoras e tentar enganar a população com coisas dispersivas. Tenho certeza que isso não vai dar em nada e a população mais do que nunca vai perceber quem realmente trabalha por Foz do Iguaçu e quem vive às custas de Foz do Iguaçu. Esse politiqueiros não trabalham, eles vivem no lombo do povo, eles não têm profissão, eles não tem meta nenhuma, nenhum projeto. É só politicagem”.

Dos oito vereadores, a maioria é do PMDB ou vieram do partido do ex-prefeito Sâmis da Silva, que é pré-candidato a prefeito; do PSB do deputado e também pré-candidato a prefeito Reni Pereira; e do PRP, cujo vereador (Valentin da Silva) é tio do ex-prefeito Sâmis da Silva. 

 Veja quais os vereadores que aprovaram a abertura da comissão e suas respectivas votações

 Djalma Pastorello – PSDB (2.598 votos)

Hermógenes de Oliveira –  PMDB (3.171)

Neuso Rafagnin – PTB e ex-PMDB (2.344)

Professor Sérgio Oliveira – PMDB (2.897)

Tadeu Madeira – PSB  (1.714)

Valdir de Souza Maninho – PMDB (2.926)

Valentin Gustavo da Silva – PRP (2.567)

Beni Rodrigues – PSB (2.499)

 

Total de votos: 20.716

Número atual e oficial de eleitores de Foz: 180.866

População total de Foz (estimativa do IBGE para 2008): 311.336

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com