Arquivos

Categorias

Vamos trabalhar para destinar recursos para restauro do museu nacional, garante Luciano Ducci

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, conversou nesta segunda-feira, 3, com o deputado federal Luciano Ducci (PSB), relator da parte de educação da Lei Orçamentária Anual, que se colocou à disposição para conversar sobre a inclusão de mais recursos voltados à UFRJ e à recuperação do Museu Nacional nas previsões orçamentárias.

O incêndio no Museu Nacional é uma perda imensurável para a história e a ciência do país. Como relator do Orçamento Geral da União para Educação e Cultura, me coloquei a disposição do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, para trabalhar no que for necessário para destinação de recursos da União para o restauro do museu”, disse Luciano Ducci.

“Vamos trabalhar para destinar recursos da União para o restauro do edifício histórico de 200 anos do museu”, garantiu Ducci

O museu é a mais antiga instituição histórica do país, fundado por dom João VI, em 1818. Tem nota elevada nos institutos de pesquisa por reunir peças raras, como esqueletos de animais pré-históricos e múmias.

O Museu Nacional do Rio reunia um acervo de mais de 20 milhões de itens dos mais variados temas, coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia. No local, estava a maior coleção de múmias egípcias das Américas.

No local, também estava Luzia, o mais antigo fóssil humano encontrado nas Américas, que remete a 12 mil anos, e representa uma jovem de 20 a 24 anos. No museu, havia ainda o esqueleto do Maxakalisaurus topai, maior dinossauro encontrado no Brasil.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.