por 15:58 Coronavírus no Paraná, Destaques, Michele Caputo

Vacinação deve começar ainda em janeiro, diz Michele Caputo

O deputado Michele Caputo (PSDB) destacou nesta segunda-feira, 11, o acesso das autoridades sanitárias a duas  vacinas contra a covid-19, com previsão de iniciar a vacinação ainda neste mês de janeiro. “Estamos com uma expectativa muito favorável de que em menos de 10 dias poderemos ter duas vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Anvisa para uso emergencial no Brasil, a CoronaVac e a vacina de Oxford”, disse. 

“Segundo o Ministério da Saúde, os primeiros lotes do principal insumo para a produção da vacina de Oxford/AstraZeneca estão previstos para chegar esta semana no Brasil, contudo o início da fabricação só será possível com a aprovação da Anvisa, para o uso emergencial. O pedido do uso emergencial já foi feito, a previsão é que seja anunciada até 18 de janeiro. Seguimos na expectativa”, reiterou Michele Caputo.

A CoronaVac, vacina do laboratório Chinês Sinovac, tem 78% de eficácia em casos leves e 100% para casos graves e moderados, conforme informação dos pesquisadores do Instituto Butantan. Esse resultado indica que a vacina protege contra mortes e complicações mais severas da covid-19.

“Esse é o resultado do esforço dos pesquisadores do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e também da participação dos milhares de voluntários que se colocaram à disposição para participar dos testes clínicos das vacinas. Todos tiveram uma participação muito importante no processo de fabricação, produção e aprovação das vacinas”, disse Michele Caputo.

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 12, o Butantan vai apresentar a eficácia global dos testes da CoronaVac realizados no Brasil. A eficácia global aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos de covid, entre leves, moderados ou graves. “Nos próximos dias teremos também o resultado da análise do pedido para uso emergencial CoronaVac, que será anunciado pela Anvisa”.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com