por 18:51 Sem categoria

UNILA PREVÊ INSTALAÇÃO DE 36 CURSOS ENTRE 2009 E 2010

UNILA PREVÊ INSTALAÇÃO DE 36 CURSOS ENTRE 2009 E 2010

A Unila (Universidade de Integração Latino Americana) prevê, para o início de suas atividades entre agosto de 2009 e fevereiro de 2010, a instalação de 36 cursos (25 de graduação e 11 de pós-graduação), nove centros de estudos e um centro de formação de professores. A universidade terá sua sede no campus em construção ao lado da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu – cidade fronteira com a Argentina e o Paraguai.

Os cursos, ainda em fase de definição e estruturação, serão nas áreas de humanas, sociais e comunicação (sete), ciências e engenharias (nove) e letras e artes (cinco cursos). As pós-graduações serão em 11 áreas e o centro de formação de professores atuará em cinco áreas. A Unila pretende dar um enfoque diferenciado aos cursos. Eles serão bilíngües, trans e interdisciplinares e divididos em três ciclos: inicial ou básico, profissional, e de integração latino americana. (Leia abaixo a relação completa).

PROFESSORES/ESTUDANTES – A comissão de instalação da universidade está definindo junto ao Ministério da Educação o processo de seleção dos professores. Os brasileiros, 50% dos professores, serão selecionados por concurso público ainda sem data prevista e os outros 50% serão de professores convidados de outros países.

Cinqüenta por cento dos estudantes serão brasileiros e outros 50% de países latinos americanos. No total, no início das atividades, a universidade terá 700 vagas com pretensão de 5mil alunos até seu quinto ano. A seleção dos estudantes não será por vestibular. A universidade os selecionará através de projeto apresentado ao curso pretendido.

O centro de formação de professores para a integração regional terá quatro licenciaturas (educação para a integração regional, estudos interculturais, ciências do esporte, e ciências da natureza: biologia, física e química) e um Programa Integrado de Esportes, Meio Ambiente e Políticas Sociais.

CENTROS/PÓS-GRADUAÇÃO – Os nove centros de estudos serão nas áreas de Relações Internacionais, Direito Comunitário e Integração Regional; Economia Internacional e Desenvolvimento; Política, Planejamento e Administração Pública; Recursos Naturais e Política Ambiental; Planejamento e Construção de Macro Infraestruturas; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Estudos Interculturais; Migrações e Movimentos Sociais; Jornalismo e Comunicação Social; Produção de Materiais Pedagógicos para a Integração Regional.

São 11 áreas para pós-graduação já previstas – ainda em discussão e definição: Engenharia para a Integração: Infraestrutura Civil, Transporte, Comunicação, Energia; Integração Econômica, Política, Social e Cultural; Planejamento Urbano – Temas Urbanos; Economia Ecológica; Políticas Públicas e Avaliação da Educação; Segurança Alimentar; Políticas e Gestão da Educação; Ciências da Energia; Saúde Animal; Biotecnologia; Matriz Energética.

Box

Os 25 cursos de graduação que serão oferecidos pela Unila

Área: Humanas, Sociais e Comunicação
– Economia, Desenvolvimento Humano e Integração Regional
– Sociedade, Estado e Política Comparada na América Latina
– Relações Internacionais e Direito Comunitário
– História da América Latina
– Estado e Administração Pública
– Gestão e Avaliação de Políticas Públicas
– Comunicação, Mídia e Política

Área: Ciências e Engenharias
– Ciência, Tecnologia e Inovação
– Biologia Transdisciplinar
– Biologia Molecular, Genética e Evolução
– Ecologia e Biodiversidade
– Saúde Pública (ou Coletiva)
– Neurociências e Ciência Cognitiva
– Energias Renováveis para o Desenvolvimento
– Engenharia Ambiental
– Engenharia de Infraestrutura e Sistemas

Área: Letras e Artes
– Linguagem, Cultura e Sociedade
– Literatura Comparada e Identidade Social na América Latina
– Licenciatura em Artes e Cultura Latino Americana
– Línguas Estrangeiras
– Cinema e Multimeios

Fechar