O secretário de Planejamento do Paraná, Ulisses Maia, participou nesta quarta-feira (14) da reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizada em Telêmaco Borba. Na pauta, a apresentação das principais ações da pasta e o reforço da estratégia estadual de interiorização do planejamento. Maia tem reforçado o discurso de que “governança se faz com técnica, escuta e parceria com os municípios”.
Planejamento como cultura de Estado
Durante a apresentação, Ulisses destacou que a SEPL tem trabalhado para levar a cultura do planejamento aos 399 municípios do Paraná. “A ideia é que, através da Secretaria do Planejamento, possamos trabalhar no levantamento das propostas, no auxílio dos projetos e na obtenção dos recursos. A pedido do governador, temos a estrutura para atender, orientar e ajudar os municípios na realização dos projetos, das parcerias e da capacitação para o planejamento“, apontou Ulisses Maia.
Programas como Paraná Produtivo, Rota do Progresso e Conecta399 foram apresentados como ferramentas para potencializar o desenvolvimento regional. O Conecta399, inclusive, passa por ampliação e agora conta com até três representantes por município. “A ideia é democratizar o planejamento e envolver cada cidade na construção do futuro do Paraná”, completou Maia.
Projetos em andamento e novas oportunidades
A SEPL também detalhou a atuação da Diretoria de Projetos, que auxilia na captação de recursos junto a órgãos estaduais, federais e instituições financeiras. Entre os destaques, estão projetos como Fábrica de Ideias, Talento Tech, Recruta TI e Rota Turística Caminhos do Peabiru, todos voltados ao desenvolvimento regional e geração de oportunidades locais.
Também foram apresentadas estruturas ligadas à SEPL, como a Paraná Parcerias, o Ipardes, o Paraná Projetos e a Superintendência-Geral de Gestão Energética (Supen), que ampliam a capacidade de execução do Estado.
Campos Gerais no foco do Paraná Produtivo
Ulisses Maia destacou que os Campos Gerais estão no radar de investimentos estratégicos do Paraná Produtivo. Estão previstas obras como a duplicação da rodovia entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo, o contorno de acesso a Castro, ampliação da PR-151 em Sengés, além da restauração do trecho entre Porto Ubá e o acesso a Furnas.
A SEPL também trabalha na estruturação das agências de desenvolvimento regional com apoio dos conselhos regionais. “Vamos avançar em programas como o fomento à fruticultura, apoio a cooperativas, turismo rural e inovação para empresas locais”, afirmou.
Deixe um comentário