por 12:10 Sem categoria

TV Cataratas promove amanhã o último debate da eleição

TV Cataratas promove amanhã o último debate da eleição

Encontro com cinco dos seis candidatos começa por volta das 22 horas e será dividido em cinco blocos

Mônica Cristina Pinto
Fotos: Robson Meireles/Divulgação

A Rede Globo de Televisão promove simultaneamente amanhã (quinta-feira, 2), por volta das 22 horas (após a  novela A Favorita), debates eleitorais com candidatos a prefeito de praticamente todas as cidades brasileiras onde existam emissoras próprias ou rede retransmissora. No Paraná, a RPC — Rede Paranaense de Televisão promoverá debates nas cidades de Foz do Iguaçu, Paranavaí, Guarapuava e Ponta Grossa.

De acordo com a coordenadora de jornalismo da TV Cataratas, Dina Oro, o formato do debate foi discutido e aprovado pelos assessores de todos os candidatos no final do mês de julho. O sorteio da disposição dos candidatos no estúdio foi realizado nessa mesma ocasião. Toda a documentação do debate — envolvendo os critérios, sorteios e regras — foi devidamente homologada pela Justiça Eleitoral, destacou Dina Oro.

Deverão participar os cinco dos seis candidatos que disputam a chefia do Executivo em Foz: Reni Pereira, candidato pela Coligação Respeito por Foz (PSB/PT do B/PTN/PTB/PSDB/PSC); Paulo Mac Donald Ghisi, pela Coligação Verdade e Progresso (PDT/PC do B/PP/PHS/DEM/PPS); Celso Sâmis da Silva, pela Coligação União de Verdade (PMDB/PMN/PSL/PTC/PRP/PV/PR/PRTB/PRB); Dilto Vitorassi, pelo Partido dos Trabalhadores; e José Elias Aiex Netto, candidato pelo PSOL – Partido Socialismo e Liberdade.
Pela regra da emissora, o candidato Anderson Marcos Chichoski não participará do debate porque o PSDC — Partido da Social Democracia Cristã não tem representação no Congresso Nacional.

“O debate será dividido em cinco blocos. Dois blocos com temas determinados e dois com temas livres escolhidos pelos candidatos. Por último, um bloco para as considerações finais”, informou a coordenadora. O debate será mediado pelo jornalista Herivelto Oliveira, âncora do Paraná TV — 2ª. Edição. O debate será ao vivo, transmitido dos estúdios da emissora em Foz.

Nos chamados blocos determinados, são direcionados aos candidatos os temas escolhidos previamente pela equipe de jornalismo. O candidato então formula a pergunta sobre o referido tema e indica qual candidato deverá responder. Nos blocos cujos temas são livres, haverá embate direto de candidato, sem que a emissora tenha conhecimento prévio do assunto. Haverá réplicas e tréplicas.

O debate deverá terminar antes da meia-noite, pois conforme a legislação eleitoral, amanhã é o último prazo para a apresentação de propostas dos candidatos nas TVs e rádios. Será, inclusive, o último dia do horário eleitoral gratuito deste ano. Hoje serão os últimos programas dos candidatos a prefeito, e amanhã, a última apresentação dos candidatos a vereador.

Este será o terceiro e último debate com os candidatos a prefeito de Foz para estas eleições. Os dois anteriores foram realizados pela TV Tarobá. A TV Cataratas/RPC já promoveu duas séries de entrevistas ao vivo com todos os candidatos e divulgou duas pesquisas do IBOPE com a intenção de votos do eleitor de Foz do Iguaçu.

Demais debates
A Rede Globo emitiu comunicado pelo portal G1, explicando o porquê da não realização de debates em grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Curitiba. A nota divulgada ontem explica que a lei eleitoral impõe restrições que obrigam emissoras de rádio e TV a chamar para os debates todos os candidatos de partidos com representação na Câmara dos Deputados.

Em São Paulo, a emissora previa a participação dos cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas, mas três deles não assinaram o acordo proposto. Por razões semelhantes, não serão realizados os debates nas outras capitais mencionadas. Nem em cidades como Londrina, por exemplo, onde nove candidatos disputam a cadeira para prefeito.

Segundo a emissora, se houver segundo turno, o debate está assegurado, previsto para o dia 24 de outubro. O debate em Foz do Iguaçu será transmitido pela TV Cataratas; em Paranavaí, TV Imagem; Guarapuava, TV Guairacá; e em Ponta Grossa, pela TV Esplanada.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com