0 Shares 165 Views

Turismo: Deputados querem retomar programa de US$ 100 milhões

14 de abril de 2015
165 Views

Chico Brasileiro presidiu a reunião que definiu o plano para cobrar a retomada do Prodetur pelo Ministério do Turismo

chico brasileiro

do A Gazeta do Iguaçu

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa iniciou discussão sobre as melhores estratégias para protagonizar a retomada dos investimentos previstos no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), que foi aprovado em 2012 pelo Ministério do Turismo, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O grupo pretende realizar, nas próximas semanas, uma visita a Brasília para pedir apoio da bancada federal e levar a reivindicação ao ministério.

“Este é um dos mais amplos programas elaborados para o turismo paranaense e temos a responsabilidade também de nos envolver com a sua execução”, afirmou o presidente da Comissão de Turismo, deputado Chico Brasileiro (PSD). Segundo ele, será necessária uma atualização dos projetos aprovados pelo BID.

O PDTIS é composto por programas de investimentos em obras, serviços, treinamentos e equipamentos turísticos nos três polos indutores do Paraná: Foz do Iguaçu, Curitiba/Campos Gerais e Paranaguá, envolvendo mais de 30 municípios dessas regiões. Os recursos previstos totalizavam US$ 100 milhões. Parte desse dinheiro já foi investida por meio de outras fontes.

“É preciso destacar que, embora o Paraná possua destinos mundialmente reconhecidos e tantos outros com imenso potencial de visitação, estamos muito atrás na articulação para atrair turistas em relação a outros Estados”, disse.

“O próprio Prodetur existe há décadas e até hoje não conseguimos esses recursos do BID”, ressaltou. Pelo PDTIS, em Foz do Iguaçu, por exemplo, seriam realizadas diversas obras estruturais, como as de ampliação e reforma do Terminal Internacional Rodoviário, construção de Centros de Atendimento ao Turista (CAT) em Foz, Medianeira e Guaíra, reforma e esgotamento em balneários de municípios lindeiros, entre outras.

Rota das Ostras
A Comissão do Turismo também aprovou por unanimidade o relatório da deputada Claudia Pereira (PSC) ao projeto de lei que cria a “Rota das Ostras”, no litoral paranaense, de autoria do deputado Anibelli Neto (PMDB). Participaram também da reunião os deputados Tercílio Turini (PPS), Maria Victória (PP) e Márcio Pacheco (PPL).

(Foto: Sandro Nascimento/Alep)

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.